domingo, 7 de abril de 2013

FERNANDO FERREIRA DE ARAÚJO::VERNISSAGE DA EXPOSIÇÃO MINDSCAPE::04/04::MAC::OLINDA-PERNAMBUCO-BRASIL.

O coquetel da vernissage da exposição do artista plástico pernambucano Fernando Ferreira de Araújo, que vive na ponte aérea entre São Paulo e Nova York, quinta-feira, dia 04 de abril no Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco em Olinda, foi bem movimentado. A noite estava linda e nos jardins exuberantes do Museu, Fernando recebeu amigos, marchands, arquitetos, e familiares. Vamos aos flashs da arquiteta e fotógrafa Nani Azevedo, com luz especial de seu irmão Nelson Azevedo. 
Fernando Ferreira de Araújo, BetaniaCaneca e o artista plástico que vive na ponte aérea Rio x Recife, Maurício Arraes.
 Ana Fátima Correia de Araújo, Ana Cristina Bezerra e Ana Cláudia Correia de Araújo.
A marchand e empresária Julieta Pontes com Fernando.
Sandra Palhano e seu esposo o artista plástico Plínio Palhano com Fernando.
O arquiteto Alípio Tenório.

Plínio Palhano, Fernando Ferreira de Araújo e Nando Chiappetta.
 O marchand Laurindo Pontes com Fernando.

Há mais de 20 anos que a pintura é o leitmotiv do artista pernambucano Fernando Ferreira de Araujo. Cosmopolita, viveu em New York por longo período, onde realizou e participou, ali e na Europa, de exposições individuais, coletivas e leilões, aproximando-se do circuito da crítica de arte, museus e galerias importantes daquela metrópole - hoje é radicado em São Paulo, sua cidade eletiva. O seu percurso vem desde 1989, quando duas de suas obras foram escolhidas pelo Museu do Estado de Pernambuco para o Salão de Arte daquele ano. A participação naquele Salão consolidou um papel seminal na sua trajetória e foi a partir daí que, em 2001, passou a se dedicar à pintura de forma integral e profissional. Em 2003, largou tudo e mergulhou no cenário internacional, principalmente nos Estados Unidos e Europa. Tornou-se membro do The Art Students League of New York, montando o seu atelier em Manhattan. Desde então vem solidificando a sua presença no mercado internacional. Em 2010 foi eleito um dos 100 brasileiros mais influentes de New York pela revista Vogue, em conjunto com a Brazil Foundation.

"Esta mostra "Mindscape", a exemplo da exposição individual "Humanscapes", no Centro Cultural Correios Recife - outubro e novembro 2010 -, tem como base o abstracionismo no processo de desconstrução ante a percepção das formas, proporcionando elementos de autoconhecimento e encontros estéticos. Cada ângulo abre uma nova dimensão para o olhar do artista e do espectador, questionamentos plásticos apresentam-se com fortes intervenções pictóricas, com pastas de tintas intensas nos seus movimentos gestuais. Portanto, é a representação do abstrato, tanto nessa rebeldia gestual como no diálogo de manifestações da matéria pictórica no percurso do artista. A obra que se propõe transita do figurativo à paisagem imaginária, abordando o expressionismo, principalmente aquele vivenciado pelos alemães nos anos 1970, acoplado às variações incisivas que encontramos no autor. Isso tudo é a essência da pintura de Fernando Ferreira de Araújo, um artista inventivo, bem situado com a arte. Absoluto no  temperamento como pintor, nas ideias, e colecionador de texturas que o caracteriza. Suas pinceladas largas movidas por forças emotivas levam gradualmente o observador a perceber o seu fascínio pela cor e sombra, no equilíbrio elementar, como se elas pudessem fugir, pelos ímpetos fecundos, dos suportes bem cercados de marcações. Esta mostra, "Mindscape", não deixa dúvida da continuidade de um trabalho sólido e dos seus exercícios na busca da transmutação da figura ao tentar elucidar o campo abstrato dos sonhos." Texto de Ivald Granato - Março 2013 - São Paulo.




MAC-PE | Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco
Rua 13 de maio, 157 - Carmo - Olinda.
Info: +55-81-3429.2587.
Exposição 'Mindscape' do artista plástico Fernando Ferreira de Araújo.
A mostra vai de 04 de abril à 04 de maio de 2013.