domingo, 7 de agosto de 2011

NEW YORK, CHUVA & ARTE

Hoje tocou o telefone às 8h da manhã, era um casal de amigos, ligando para pedir dicas de um domingo especial em Nova Iorque - de chuva e pela manhã... tentei dar umas sugestões, mas ficou difícil, porque hoje está chovendo em NYC e além do mais nunca sei o que uma pessoa pode fazer na rua antes do meio dia, a não ser tomar um café da manhã, ler os jornais local e dar umas voltinhas no quarteirão, onde está hospedada - no maximo.

Voltando para Nova Iorque - num dia de chuva - as opções ficam restritas aos indoors.  Mas são inumeras, cada uma melhor que a outra. Então não há certo nem errado, nem melhor nem pior, apenas aquilo que mais está dentro do seu espírito. A propósito, acho uma bobagem quando lhe perguntam, você conheceu tal e tal lugar, e você diz: Não; dai olham para você como se você não tivesse de fato aproveitado a sua viagem e experiência. Nonsense, a menos que estejamos falando de cidades históricas e minúsculas, as opções são tantas que poderíamos viajar o ano todo e fazer algo diferente. Agora, quem viaja uma vez a cada 10 anos, tem que sofrer a tortura de fazer maratonas que, no final da viagem, encontra-se mais esgotada do que no início.  

Ok , de volta a NYC num dia de chuva. Como eles estão hospedados perto do MoMA e ainda não tinham ido, sugeri que passassem o dia por lá mesmo, após tomarem o café da manhã no hotel - eu prefiro um Brunch no início de tarde com Bloodmary, but that's me - e depois irem descansar as pernas, beber e comer algo no Bar Room, porque o diner do The Modern fecha aos domingos. O Bar Room e ótimo, mas as porções são menores - a carta de vinho  é excepcional. Fica aberto até às 23h, com entrada e saída externas. Vale a pena voltar outro dia para conhecer o restaurante principal, fica dentro do Museu e a comida Franco-Americana é um trabalho de arte do Chef Gabriel Kreuther. A decoração se resume nos nomes, avant garde e minimalista. O projeto teve inspiração no movimento Bauhaus. Super aberto e iluminado você tem uma vista maravilhosa das 31 esculturas que ficam no Abby Aldrich Rockefeller Sculpture Garden.

Ah, no MoMA, além do acervo permanente, vale a pena ver a mostra que vai até outubro das esculturas de Cy Twombly e até final deste mês "Impressions of South Africa, 1965 até agora.