Francesco Clemente, um dos maiores artistas da arte contemporânea da cena internacional, expõe em setembro, em uma das mais importantes galerias de arte do mundo, a Degli Uffizi, em Florença, na Itália. Bem ao lado da Ponte Vecchia, com suas minúsculas e maravilhosas joalherias sobre o rio Arno, a Galleria Degli Uffizi, que por si só, é um deslumbre. É um palácio que abriga um dos mais famosos museu do mundo, que tem em seu acervo, citando apenas estas, a escultura de Michelangelo, o lindo e majestoso Davi e a tela de Sandro Botticelli, o Nascimento de Vênus.
Francesco Clemente é italiano de Napoles, e sua obra é predominantemente autobiográfica. Consiste, na sua grande parte, em desenhos e pastéis, mas apresenta, também, pintura, escultura, mosaico, gravura e fotografia.
Seu trabalho é construído com o que ele chama "lugares-comuns", isto é, fragmentos de experiências que convergem numa rede de relações. Clemente posiciona o seu trabalho entre a ideia e a imagem, uma atitude que não é determinada pela sociedade, pelo estilo ou pela união. É um discurso filosófico aberto. O seu trabalho tem sido submetido a numerosas exposições retrospectivas incluindo as exposições realizadas no Art Institute de Chicago (1987), no Kunstmuseum em Basileia (1991), no Centro Georges Pompidou, Museu Nacional de Arte Moderna em Paris (1994) e no Solomon R. Guggenheim Museum de Nova York (1999). A sua obra pertence às colecções dos mais importantes museus mundiais.
UPCOMING EXHIBITIONS
"Francesco Clemente The Tarots"
Uffizi Gallery, Florence
September 8th - November 6th, 2011