quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

LEILÃO BRAZ MARINHO::07/03::MAMAM::RECIFE-BRASIL.

O saudoso artista plástico paraibano radicado no Recife desde a década de 70. Braz Marinho e seu retrato por Roberto Ploeg.


Amigos artistas,
informo a todos que desejarem participar, que as obras serão doadas de forma integral e que todo o valor arrecadado será revertido em favor da família de Braz Marinho, que era o provedor da casa.

Podem ser doadas quantas obras desejarem.

Peço que as obras sejam entregues no Mamam (de preferência através da rua de acesso aos fundos do museu, o que facilitará o estacionamento de carros) ou em meu escritório, localizado na Av. Marquês de Olinda, 290, sala 101, Recife Antigo (basta ligar para o 81-3224-3722, que um dos funcionários descerá e receberá as obras - não haverá necessidade de estacionar). Muito obrigado, Armando Garrido.

Relação dos artistas que, até agora, confirmaram participação no LEILÃO BRAZ MARINHO:

Samico, Zé CLáudio, Ypiranga Filho, Raul Córdula, José Paulo, Maurício Arraes, Fernando Duarte, Mané Tatu, Luciano Pinheiro, Daniel Santiago, Carlos Melo, Eudes Mota, Alice Vinagre, José Patrício, Oriana Duarte, Paulo Meira, Marcelo Peregrino,Sandro Maciel, Antônio Mendes, Álvaro Caldas, Roberto Ploeg, Armando Garrido, Fernando Areias, Fábio Rafael, Renato Valle, Dantas Suassuna, Rinaldo Carvalho, Gil Vicente,Marcelo Silveira, Maurício Castro, Joelson, Amelia Couto, Bruno Monteiro,Tiago Amorim, Luiz Santos, Ana Vaz, Ana Veloso, Izidório, Carlos Pragana, Suzana Azevedo, Bete Gouveia, Luciana Padilha, Chico Pereira, Beth da Matta, Dyógenes Chaves, Fernando Augusto, Márcio Almeida, Marcela Camelo, Bruna Pedrosa, Paulo Dias, Heron Martins, Chico Ludermir, Roberto Marinho, Francisco Baccaro, João Lin, Karinna Veloso, Isabela Stampannoni, Betho Leal, Galo de Souza, Jéssica Martins, Karinna Veloso, Kari Vel, Daniel Dobbin, Charles Martins, Feliciano Prazeres.

                                  O sempre atuante artista plástico Braz Marinho.
                               Mamam - Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães.

Leilão Braz Marinho                                                                                                                                     Mamam - Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães
Quinta-feira, dia 07 de março de 2013 as 19h
Rua da Aurora, 265 - Boa Vista - Recife.


Biografia:
Braz Marinho, iniciou a carreira artística em 1984 com  a participação no 12º  Salão dos Novos de Pernambuco, pelo Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (Olinda), quando apresentou desenhos e pinturas.

Em 1986 fixou residência em São Paulo, onde participou de exposições coletivas no Clube de Criação , no Masp e no Centro Cultural Brasil - Estados Unidos; individualmente expôs no Centro Cultural São Paulo. Neste período (1986-1997) trabalhou também como artista gráfico, tendo ganhado o Prêmio Relêvo pela série de desenhos Ciclo do Boi.
                  
Transferiu-se para Portugal em 1992, quando experimentou trabalhar com azulejos e faiança, em Alcobaça, cidade referência na produção deste tipo de suporte, tendo pintado vários painéis que hoje estão em algumas residências da região de Leiria e Carvalhal do Turquel.

Em 1997 retorna ao Recife, onde inicia trabalhos de escultura com madeira e representa o Brasil em dois eventos internacionais ( Barcelona, Espanha e Roubaix, França ). Em 1999 produz a série Orizontimaginário que foi exposta na Fundação Joaquim Nabuco, na Galeria Vicente do Rego Monteiro sob curadoria de Moacir dos Anjos e depois no 26º Salão Nacional de Belo Horizonte, quando foi premiado pela instalação Money man. Ganhou também o prêmio para exposição individual pela série de esculturas de Orizontimaginário, pelo Museu de Arte da Pampulha, em 2000. Em 2001 expôs a mesma série na Galeria Fayga Ostrower pela Funarte, em Brasília.

Ainda em Recife produziu a série Pressão/Ausência, com trabalhos entre desenhos, pinturas e esculturas que foram expostos no Museu de Arte Contemporânea de Curitiba, na Casa João Turim, Paraná, e no Núcleo de Arte Contemporânea da Universidade Federal da Paraíba.
                   
Em 2005 foi patrocinado pelo BNB Cultural para quatro exposições em capitais brasileiras e participou de exposições no Centro Cultural Borges e Centro Cultural Vitória O’Campo ( Buenos Aires e Mar Del Plata) ambos na Argentina.

Em 2008 participou da Bienal do Recôncavo no Centro Cultural Dannemann, na Bahia, quando apresentou esculturas em madeira.
                   
Em 2009 ( maio e junho ) apresenta trabalhos sobre papel - gravuras e desenhos - , em dois eventos para este tipo de suporte nas cidade de Latina  e Aprilia, ambas na Itália.

Trabalha em duas frentes: na fusão de duas séries de trabalhos - Pressão / Ausência e Horizontimaginário - originando ELEMENTOS PARA UM HORIZONTE IMAGINÁRIO -  desenho, pintura e escultura - e na produção de fotografias e roteiro para a vídeo-arte CROMO SOMOS.