sábado, 21 de julho de 2012

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR :: 05 :: SALADA DE QUINOA.

Salada de Quinoa.

Ingredientes para 8 porções:
1 xícara de chá de quinoa cozida (200g)
2 cenouras raladas
1 pimentão vermelho picado em cubos
1 talo de aipo picado em cubos
1 xícara chá de milho
1 prato de alface americana cortada em tiras
1 pires de chá de cebolinha picada
2 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de mostarda
2 colher de chá de azeite
Sal a gosto

Modo de preparo da salada:
Lave a quinoa várias vezes em água fria, mexendo bem para limpa-la até que não produza mais espuma. Deixe cozinhar em fogo baixo por no mínimo 15 minutos. Reserve.

Modo de preparo do molho:
Misture o azeite, o vinagre, a mostarda, o sal e a cebolinha. Montagem: Disponha os vegetais picados em um recipiente, misture a quinoa e regue com o molho.



















A quinoa apresenta um bom resultado como cultura de verão nas entressafras; por ser botanicamente diferente das espécies nativas, é mais resistente às pragas e doenças que ficam nos restos de cultura e plantas espontâneas, diminuindo seu impacto negativo.

Cada 100 gramas de quinoa contêm 15 gramas de proteínas, 68 g de carboidratos, 9,5 mg de ferro, 286 mg de fósforo, 112 mg de cálcio, 5 g de fibras e 335 kcal. A composição pode variar um pouco, em razão da diversidade de sementes. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a quinoa é um dos alimentos mais completos que existem.

A quinoa não contém glúten.

A quinoa pode substituir o trigo na produção de farinha, a soja na produção de óleo, o milho para biodiesel e o arroz na alimentação.

*A Quinoa (Chenopodium quinoa Willd.; Amaranthaceae) é uma planta nativa da Colômbia, Peru e Chile, que produz um grão considerado muito importante à alimentação e à vida do homem no altiplano andino.

Originária das alturas dos Andes e conservada por quechuas e aymarás, com suas 3.120 variedades.

Após a invasão espanhola, os alimentos autóctones, como a quinoa, o amaranto e a maca, caíram paulatinamente em desuso e foram substituídos pelos grãos consumidos na Europa, como o trigo e a cevada. 

Fotos: Divulgação.