domingo, 27 de outubro de 2013

FRUTAS, VERDURAS & LEGUMES::NUTRIENTES, SABORES & CORES.


Abacate: rico em gorduras monoinsaturadas e fibras. Ajuda a controlar o colesterol, melhora o sistema circulatório e a pele. Contém ácido fólico, que auxilia na prevenção de efeitos congênitos (que nascem com a pessoa), e potássio, indicado para inchaços, fadiga, depressão, problemas cardíacos e derrames. Bata no liquidificador a polpa de 1 abacate maduro com 1 copo de leite, 1 colher de sopa de açucar e colherinha de chá de canela em pó. Deixe gelar bem. Está pronta a sobremesa, que será servida em tacinhas de sorvete.

Abobrinha: encontrada de março a maio, é fonte de vitaminas do complexo B e possui poucas calorias. Contém também minerais como fósforo, cálcio e ferro. Corte 2 abobrinhas em cubos, coloque sal, por cima e deixe "chorar" numa peneira, lave e refogue na cebola com azeite de oliva. Acrescente 1 lata de tomates pelados e deixe cozinhar em fogo baixo, tampado, por 15 minutos. Coloque 2 colheres de sopa de creme de leite fresco. Está pronto um delicioso molho para a "pasta", ou massa.

Agrião: rico em vitamina C e iodo, importantes para a produção de colágeno, cicatrização, metabolismo, além de colaborar na manutenção de peso e emagrecimento

Banana: repleta de potássio, é importante para a contração dos músculos. A fruta protege contra doenças cardíacas, já que mantém o equilíbrio de líquidos e evita o acúmulo de placas nas artérias. É rica em fibras e, por isso, benéfica para a digestão, aliviando e restaurando o intestino após a prisão de ventre ou a diarreia. Age como antiácido, sendo indicada em casos de azia, gastrite e úlcera.  Gosta de "cartola" então corte pela metade, 6 bananasprata maduras, asse em frigideira com 1 colher de sopa de óleo de soja. Asse dos dois lados até dourar. Arrume numa pequena travessa e coloque imediatemente uma mistura de canela (1/2 colher de sopa) e açucar (2 colheres de sopa). E cubra por 3 minutos, para derreter o açucar. Está pronta a sobremesa.

Batata-doce: é fonte de potássio e cálcio, importantes na formação de ossos, contração muscular e na diurese. Já fritou batata doce? É uma delícia!

Berinjela: fonte de vitaminas e minerais, tem antocianina, fitoquímico antioxidante que preserva o organismo de doenças crônicas não transmissíveis. É um alimento pouco calórico e proporciona uma sensação de saciedade (devido o seu alto teor de fibras). Corte 2 beringelas grandes em fatias, coloque para "chorar" numa peneira com sal por cima - tira o amargo - lave para tirar o sal e "unte" uma travessa com óleo e coloque uma camada de beringelas, ponha o recheio de sua preferência, pode ser o tradicional molho à bolonhesa (carne moída com molho de tomate), pode ser frango desfiado, temperado com gengibre e creme de leite - eu uso de soja . Alterne camadas de beringela e o recheio e cubra tudo com queijo mussarela. Leve ao forno previamente aquecido por 30 minutos (forno médio). E está pronta!

Beterraba: a melhor época para adquiri-las é de março a maio. Sua cor vermelho-arroxeada deve-se à presença da betalaína, um corante que é importante antioxidante. Diferentemente do que muitos pensam, não é fonte de ferro (contém apenas cerca de 0,8 mg) em sua composição. Esta hortaliça contém betacaroteno (um precursor da vitamina A), B1, B2, B5, e apresenta ainda minerais como o cálcio, sódio, fósforo e o silício. Eu gosto muito de beterraba cozida na água com sal, escorrida e refogada no óleo com cebolas fatiadas bem finas.

Brócolis: Contém grande quantidade de vitaminas C e A, ácido fólico, potássio e selênio. É fonte de fósforo, ferro, cálcio e fibras. Os teores de cálcio são próximos ao do espinafre, com a vantagem de serem mais digestíveis.

 Caqui: é rico em fibras e vitaminas A, C, B1 e B2. Possui cálcio e ferro. A fruta é considerada um antioxidante por combater os radicais livres (relacionados ao envelhecimento precoce, a alguns cânceres, entre outras doenças). Uma de minhas frutas favoritas, gelada e madura é um nectar dos Deuses.

Chuchu: fonte de potássio e vitaminas A e C, importantes na boa aparência da pele e visão. É diurético. É excelente na sopa (minestra) com outros legumes, e acompanha muito bem o camarão ensopado. Cozinhe por 10 minutos 2 chuchus cortados em cubinhos na água com sal, escorra e reserve. Prepare um refogado com 1 cebola e 1 dente de alho cortados bem pequenos, azeite de oliva, sal, pimenta do reino e 1 Kg de camarão descascado médio. Coloque 1 colher de sopa de colorau para dar um tom forte e deixe cozinhar em panela tampada e fogo baixo, por 15 minutos. MIsture com o chuchu e está pronto. Arroz integral acompanha bem, ou arroz branco mesmo.

Espinafre: fonte de ferro e tem importante função no trabalho das células sanguíneas. Cru em saladas ou ligeiramente refogado na cebola com azeite e sal, acompanha carnes em geral. 

Figo: possui boa quantidade de magnésio, potássio, cálcio, ferro e fibras. Na fruta, destaca-se a pectina, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir o colesterol no sangue. O consumo de figos juntamente com uma fruta cítrica ou outra fonte de vitamina C aumenta absorção de ferro pelo organismo. Resfriado e fresco é delicioso.

Goiaba: rica em vitaminas A, B1 e C, além de possuir cálcio, fósforo, ferro e fibras insolúveis. Não contém muito açúcar, gordura e calorias. Auxilia no combate a infecções e hemorragias; fortifica os ossos, os dentes e o músculo cardíaco; melhora a cicatrização e o aspecto da pele, retardando o envelhecimento; regula o aparelho digestivo e o sistema nervoso; e dá maior resistência física. Auxilia no metabolismo de carboidratos, ajudando no emagrecimento. Em saladas de frutas, e em suco, é só  bater no liquidificador com um poquinho de açucar.
Kiwi: são encontrados facilmente de abril a setembro. É uma fruta rica em vitamina C, E e potássio. Fonte de pectina, uma fibra que ajuda a controlar o nível de açúcar e colesterol no sangue. Tem efeito laxativo. Pode-se utilizá-lo como amaciante de carnes, por sua acidez. Em saladas de frutas ou caipirosca - vodka- é show.

Laranja: rica em vitamina C, cálcio, fósforo e ferro. Melhora a imunidade e apresenta vários antioxidantes, que ajudam a reduzir o colesterol, as inflamações e a bloquear as células cancerígenas. Contém fibras que auxiliam na diminuição dos problemas intestinais, além de dar energia. Também auxilia na produção de colágeno da pele. Tenho por hábito acordar e beber um copo grande de suco de laranjas geladinhas. Renova!

Limão: rico em flavonoides cítricos, como a vitamina C, tem importante função antioxidante (combate os radicais livres, relacionados ao envelhecimento precoce e alguns cânceres). Apresenta alto teor de sais minerais. Fortalece a imunidade, ajuda na cicatrização de feridas e fortifica as paredes dos capilares sanguíneos. Por ser antisséptico, é usado para tratar infecções respiratórias. Esse é o grande campeão, uso para "limpar" tudo, desde frango às mãos depois de cozinhar algo. Também misturo 1 limão, no suco de laranja. Penso que limão e laranja trazem um pouco da energia solar para dentro do nosso corpo, "acordando-o".

Maçã: contém vitaminas B1, B2 e niacina, além de minerais como ferro e fósforo. É rica em pectina, que se liga a toxinas e ao colesterol, expelindo-os do organismo; e em ácido málico, que ajuda o corpo a gastar energia de forma eficiente. A fruta contém quercetina, antiinflamatório que diminui o risco de problemas cardiovasculares. Estimula o fígado e os rins. Meu pai, médico, repetia sempre que "1 maçã por dia, leva o médico para longe."

Mamão: a fruta é rica em propriedades terapêuticas e possui benefícios à saúde devido à enzima papaína, encontrada em maior quantidade no fruto verde. Tem um importante papel no bom funcionamento do aparelho digestivo e está associada como um acelerador do processo de cicatrização, muito utilizado em tratamentos de úlceras. Em saladas de frutas, e suco batido no liquidificador com suco de laranja.

Maracujá: possui alto valor nutritivo. Rica em vitamina C e vitaminas do complexo B (B2 e B5), a fruta contém também quantidades razoáveis de sais minerais como ferro, cálcio e fósforo. Funciona como um calmante suave. As suas sementes são poderosos vermífugos. A vitamina C dá resistência aos vasos sanguíneos, evita a fragilidade dos ossos e má formação dos dentes, age contra infecções e ajuda a cicatrizar os ferimentos. Mousse de maracujá com raspas de chocolate...

Melancia: contém alto teor de água, o que ajuda na hidratação. Apresenta vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, potássio, fósforo e ferro. Tem propriedades diuréticas e ainda ajuda na produção de células sanguíneas, formação de ossos e atua no metabolismo de carboidratos, auxiliando no emagrecimento.

Nabo: encontrado de março a maio é fonte de fibras com poucas calorias. Apresenta vitamina C, cálcio e potássio. As folhas de nabo, que muitos jogam fora, são mais nutritivas que as raízes. Uma xícara de folhas cozidas fornece 40 mg de vitamina C, aproximadamente 200 mg de cálcio e quase 300 mg de potássio. Na salada é muito bom.

 Pera: rica em vitaminas A, B1, B2 e C, sódio, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício e ferro, niacina, sódio e fibras. Pode ser utilizada para prisão de ventre, inflamação intestinal e na bexiga, além de auxiliar o sistema nervoso e na formação dos ossos e dentes. Atua também no metabolismo de carboidratos, auxiliando no emagrecimento
Repolho: fonte de antocianinas, vitamina A e C. Auxilia no emagrecimento, produção de hormônio, cicatrizante, bom para reumatismo, previne câncer, antioxidante, estimula o sistema imunológico. A melhor época para comprá-lo é de março a abril. Trata-se ainda de um alimento pouco calórico e rico em fibras. Vai muito bem na sopa/minestra.
 Rúcula: tem grande quantidade de vitaminas C (é responsável pela redução do risco de câncer e ataques cardíacos e aumento da resistência a viroses) e vitamina A. Dentre os minerais, podemos destacar o potássio e o ferro, e por isso auxilia na prevenção da anemia. Exerce também uma função especial sobre o funcionamento dos intestinos, atuando como antiinflamatório. Imbatível como salada. Acompanha grelhados divinamente.

Tangerina: fonte de vitaminas A, B e C, e em menor grau, de sais minerais como cálcio, potássio, sódio, fósforo e ferro. A vitamina C, junto com o cálcio e o fósforo, são essenciais para o desenvolvimento de dentes e ossos, e para a vitalidade dos vasos sanguíneos. A vitamina C também ajuda a combater infecções, a aumentar a resistência do organismo e a absorver o ferro de outros alimentos.