sexta-feira, 21 de junho de 2013

NOITE AZUL ELÉTRICO & GERARD HEMSWORTH::CURADORIA DE RICARDO SARDENBERG::MENDES WOOD DM::22/06::SÃO PAULO-BRASIL.


NOITE AZUL ELÉTRICO / ELETRIC BLUE NIGHT
Curadoria / Curated by: Ricardo Sardenberg

Cao Guimarães, f. marquespenteado, Fabia Schnoor, Jac Leirner, José Bento, Karen Harley, Leticia Simões, Marcia Xavier, Olafur Eliasson, Patricia Leite, Rivane Neuenschwander, Willys de Castro.


GERARD HEMSWORTH
Jardins Desertos / Desert Gardens

Abertura:

Mendes Wood DM Galeria de Arte
Sábado dia 22 de junho de 2013 - 14h às 19h.
De 22/06 à 27/07/2013

Rua da Consolação, 3.358 - São Paulo;
Info: +55-11-3081.1735

A Galeria Mendes Wood DM anuncia com prazer a exposição da nova série de trabalhos do artista britânico Gerard Hemsworth, "Desert Gardens". Em suas pinturas, Hemsworth reúne sinais e representações da arte modernista paralelamente integrada com sinais e representações que parecem ser narrativas de desenhos animados, revelando contradições pictóricas e ideológicas.
Inicialmente parece ser uma representação direta de algo familiar, não problemático, simples e inocente é minado dentro da obra e apresenta, conseqüentemente, a possibilidade de retratar algo preocupante que não sabemos ou que não entendemos plenamente. Contradições entre o espaço renascentista e espaço modernista, entre alta arte e baixa arte, entre o sério e o absurdo se tornam inquietantes e subversivas. Para Hemsworth o ‘desconhecido’ é elemento essencial e característica necessária para o engajamento crítico. O artista revela ansiedades, noções de diferença e indiferença e a questão do valor.
Hemsworth brinca com o ridículo e o afirma. São trabalhos frequentemente engraçados, às vezes desconcertantes e podem ser vistas como pinturas tolas, mas o que elas fazem é demandar uma resposta séria. Suas pinturas agradáveis e atraentes elaboram um grupo de indagações e retratam um conjunto de questões que são assertivas e persuasivas.
Gerard Hemsworth estudou na St Martin’s School of Art em Londres nos anos 60 e expõe desde os anos 70 internacionalmente. Artista e professor influente, Hemsworth era até recentemente Professor de Belas Artes e Diretor do Programa de Mestrado em Goldsmiths, Universidade de Londres. Em 2000 ganhou o Prêmio Charles Wollaston na Royal Academy of Arts. Recentemente, expôs individualmente na Michael Janssen Gallery, Berlim, The Aldrich Contemporary Art Museum, Connecticut; Moon Gallery, Hong Kong e Thomas Rehbein Gallery, Koeln. Gerard Hemsworth vive e trabalha em Hastings, Inglaterra.