quarta-feira, 2 de maio de 2012

COSTA AMALFI::BELEZA TOMBADA COMO PATRIMÔNIO UNIVERSAL PELA UNESCO::ITALIA.



Costiera Amalfitana é como os italianos chamam a costa de grande beleza natural em Província de Salerno, sul da Italia, classificada pela UNESCO desde 1997 como Património Mundial da Humanidade.



Em Ravello e nas outras "comunas" - cidadezinhas - tudo rola na praça central da cidade. Durante o verão, que é quando acontecem os festivais, todos os dias têm eventos ligados à música, dança, artes visuais e outras manifestação que acontecem em espaços como a Villa Ruffolo, Villa Cimbrone, Auditório Oscar Niemeyer - sim o nosso Niemeyer é internacional - e o palco Belvedere, que fica suspenso parecendo quase flutuar na imensidão do mar.


A efervescência cultural desse lugar é incrível, e ao mesmo tempo ver a vida acontecer com calma nesse pedacinho de terra, composta pelas comunas de Vietri sul Mare, Amalfi, Cetara, Tramonti, Maiori, Minori, Ravello, Scala, Atrani, Conca dei Marini, Furore, Praiano e Positano. Assim mesmo, uma ao lado da outra e uma mais encantadora que a outra.

Um banho de mar em Positano ou para comer o melhor atum que já provei na vida, em um dos vários pequenos restaurantes em Cetara. Amalfi é o maximo para  passear à noite, descendo a encosta sinuosa e conta com boas opções de restaurantes e lojinhas vendendo artigos turísticos, alguns muito interessantes.

Passar uma temporada ali é se surpreender e entender um pouco a cada dia a paisagem, é um verdadeiro labirinto de belezas e surpresas, o cheiro do verão e até mesmo a calma com que os mais antigos produzem o limoncello, o delicioso licor de limão da região. A Costiera Amalfitana é isso, é a vida acontecendo devagar, sem pressa e isso tudo acontece embalado ao som suave da musica clássica. Aquela atmosfera incrível nos faz entender como orquestras inteiras sobem para tocar pertinho do céu.

Os pontos turísticos da Costa Amalfitana são muitos, vamos aos principais!

    Centro Histórico de Amalfi: Duomo (Catedral) de Amalfi, dedicada a Sant'Andrea, e Claustro do Paraíso.

    Centro Histórico de Atrani: Igreja de San Salvatore de Bireto e Praia de Atrani.

    Centro Histórico de Conca dei Marini: Igreja de San Pancrazio martire, Praia de Marina di Conca, Caverna das Esmeraldas (em italiano Grotta dello Smeraldo).

    Centro Histórico de Maiori e a Praia de Maiori.

    Centro Histórico de Minori: Basílica de Santa Trofimena e Praia de Minori.

    Centro Histórico de Positano: Igreja de Santa Maria Assunta e
Praia de Positano e tomar um aperitivo na terraça do Hotel La Sirenuse.

    Centro Histórico de Ravello: Duomo (Catedral) de Ravello e Púlpito, executado em 1272 por Niccolò di Bartolomeo, Villa Cimbrone: Jardim, Belvedere e Terraço do Infinito (em italiano Terrazza dell'Infini, Villa Rufolo: Jardim e Torre maior.

    Centro Histórico de Scala.

O Hotel Villa Cimbrone em Ravello é um dos tops, nenhuma fotografia consegue reproduzir a beleza desta vista.
Olha só o jardim do Hotel Ravello... de tirar o fôlego.

 Outra vista fantástica, a mesa decorada com limões e folhagens, simples e elegante e o perfume fica no ar.

Positano à noite... Uma festa no verão.

“Mais perto do céu do que do mar”… É assim que os visitantes e hóspedes do Hotel Caruso Belvedere em Ravello se sentem. O espetáculo paradisíaco da Costa Amalfitana preenche o coração e encanta a alma.

O pôr-do-Sol nesta piscina - que é aquecida - é algo realmente inesquecível.

Uma esticada à Capri é essêncial, restaurantes, griffes fashions, hotéis belíssimos e vistas estonteantes. Não deixem de visitar a Grotta Azzura, comprar o limoncello, que é um licor de limão delicioso, e os perfuminhos artesanais de limão, típicos de Capri.

Capri. 

Arco natural - Ilha de Capri - que fica em frente à baía de Napoli.  
Baía de Napoli com o Vesúvio ao fundo.

Galeria Umberto I, uma pequena mostra do esplendor Napolitano,
Tem uma frase que diz que só podemos morrer depois de conhecer Napoli e seus arredores, eu já posso.  Fazer esta matéria, me fez reviver fortes emoções que estavam subterradas sob as lavas do vulcão Vesúvio... que escalei com minha irmã Simone Freire de Souza Schneider. Voltei várias vezes... e passei uma temporada de três meses em Napoli, agora tenho que voltar em breve para matar as saudades. 

Fotos: Divulgação.