terça-feira, 11 de março de 2014

KIKO MALDONADO - ROAD TAG::MÔNICA FILGUEIRAS GALERIA DE ARTE::11/03 ::CONSOLAÇÃO-SÃO PAULO-BRASIL.


É hoje, terça-feira, dia 11 de março, à partir das 19h, a abertura da exposição Road Tag, de Kiko Maldonado, na Mônica Filgueiras Galeria de Arte.

Kiko Maldonado viveu e estudou nos Estados Unidos nos anos 70 e foi influenciado pela Cultura Pop Americana produzida até o final do século XX. Seus relevos reproduzem figuras e formas que estão marcadas no inconsciente coletivo e num primeiro momento prendem o olhar do interlocutor quanto ao material utilizado. Em continuação, divertem a memória afetiva do participante, dando-lhe seus ícones inteiramente reconhecidos.

“As placas estão associadas ao que eu acredito ser o responsável pelo que conhecemos como American Way of Life: o automóvel. Foi ele que possibilitou e eternizou essa cultura, o mundo passou a viver em sua função”, explica Kiko.


A maioria das placas que utiliza em seu trabalho são autênticas e vêm de sua coleção particular. As cores mais presentes em sua obra são azul, vermelho e branco, já que as placas trazem as cores da bandeira americana. Mas o artista também utiliza muito as placas pretas ou azuis, do estado de  Michigan, por ser Detroit a capital do automóvel. As placas são cortadas a mão e o suporte são a madeira e a tela.


Além das formas de ícones mundiais como o Fusca, o mapa americano, a placa da rota 66 ou a língua dos Stones, Kiko resolveu criar para esta exposição uma obra mais próxima dos brasileiros, recriando a imagem do personagem Zé Carioca sobre o calçadão de Copacabana. As placas utilizadas neste trabalho são brasileiras e as cores podem representar os carros comuns, ou os que servem aos corpos diplomáticos.



Mônica Filgueiras Galeria de Arte
Exposição Road Tag de Kiko Maldonado
Abertura: terça-feira dia 11 de março, às 19h
Exposição: de 12 de março à 5 de abril
Endereço: Rua Bela Cintra, 1.533 - Consolação - São Paulo.
Telefone: +55-11-3082.5292.