sábado, 11 de maio de 2013

SALA DE MARAVILHAS::GUSTAVO CIRIACO::16/05 à 01/06::LARGO DAS ARTES::RIO DE JANEIRO-BRASIL.


Inauguração| Opening: 16 Maio- 19h
Temporada: 17 de Maio- 1 Junho 14h-18h

Algum tempo atrás, pensando sobre maneiras de se guardar a memória individual nessa luta sutil contra o próprio desaparecimento, em como deixar traços que possam ser experienciados por outros, cheguei às salas de maravilhas do Renascimento. Estas coleções eram inventários particulares da vastidão e do sublime do mundo reunidos em uma sala. Um lugar devocional, com nenhuma categorização aparente, mas cuja exposição buscava produzir maravilhamento e incitar nos visitantes sua própria (re)coleção imaginária do mundo. Proto-museus individuais ou teatros do mundo, esses recintos eram como diários tridimensionais.

O que quer que orientasse os primeiros donos dos gabinetes de curiosidades, algo em comum os agrupava: o desejo de aproveitar da sua posição para realizar um mapeamento mágico do mundo. Talvez fosse um modo de se apropriar desse universo em transformação, onde os traços da história maior começavam a ganhar uma visibilidade inédita na vida de cada um.

Nos dias atuais, onde os museus tomaram a função de guardiães da história comum dos homens, onde as categorizações ganharam a força dos incontornáveis, o desejo de realizar nosso próprio inventário do mundo, nossa própria coleção de maravilhas, no entanto, não nos abandonou. Visível na incomensurável quantidade de blogs e na proliferação de redes de relacionamento virtual, mais do que nunca a força dos inventários continua a levar indivíduos a dedicar uma boa parte do seu tempo a coletar, a reunir, para depois compartilhar com os demais. Ao mesmo tempo o ato de colecionar parece uma busca por testemunhas do seu presente e por lançar-se, ainda que de maneira trôpega, incerta, no desafio de que ao se criar um outro passado visível, um outro futuro seja possível. Uma história sem a obrigação de sentido, de verdade. Pontos de desvio, pontos de inauguração de sentidos, portas para outros universos.

Concebida como uma exposição, Sala de Maravilhas, reúne um conjunto de artistas, entre os que trabalham comigo há anos e os que me são companheiros de cena, de história, todos envolvidos na construção de um lugar, de um inventário, de um presente passado futuro em uma sala de maravilhas.

Sala de Maravilhas se lança assim à aventura de expor uma coleção de experiências de um grupo de artistas e sua ativação em tempo real no espaço compartilhado com os visitantes de uma galeria. Uma coleção de suas trajetórias artísticas, dos seus dias, de sua inserção em uma história da arte da cena, dos seus imaginários e dos de uma época. Uma coleção de homens e mulheres, de mundanos, de brincantes, de sincretistas, de tropicálias revividas. Uma coleção de sublimes.

Este projeto foi contemplado pelo FADA 2012 (Fundo de Apoio à Dança da Cidade do Rio de Janeiro) e integrou o programa International Creator in Residence, promovido pela Tokyo Wonder Site em uma colaboração multimídia com 9 artistas japoneses. (Tóquio, 2012). Sala de Maravilhas | Rio é acolhido pelo Largo das Artes no quadro e em continuidade do seu projeto Ações Contemporâneas. 

Sala de Maravilhas | Rio de Janeiro

Concepção e Direção Artística :Gustavo Ciríaco

Artistas: António Pedro Lopes, Dyonne Boy, Gustavo Ciríaco, Ignacio Aldunate, Lucía Russo, Lucas Bueno, Milena Codeço e Marcela Levi

Artistas colaboradores: Domenico Lancelotti (música), Marta Bernardes (poesia), Pedro Rivera (arquitetura)

Elenco de apoio: Isabel Martins e Leo Nabuco

Cenografia e expografia: Pedro Rivera

Figurino: Paula Stroher

Iluminação: Tabatta Martins

Montagem: T2 produção técnica (Tábatta Martins e Thierry Brito)

Direção de Produção e Administração: Marta Vieira

Assistente de produção: Chayanna Ferreira

Fotografia: Paula Kossatz

Cenotécnico: Eric Dini Nielsen

Engenheiro de som: Luciano Siqueira

Apoio: Largo das Artes | Casa da Glória | T2 Produção Técnica

Realização: Projéteis – Cooperativa Carioca de empreendedores culturais

Patrocínio: Prefeitura do Rio de Janeiro | Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro

Agradecimentos especiais: Abigail Levine, Brenda Coelho, Consuelo Bassanesi & Miguel Sayad (Largo das Artes), Diana de Rose, Eveline Hecker, Fernando Cocchiarale, Laura Lima & Márcio Botner (Gentil Carioca), Marta Bernardes, Sula Kossatz e ao staff e diretoria da Tokyo Wonder Site.

Informações e contatos:

gustavociriaco.blogspot.com| gustavociria.co

largodasartes.com.br

Largo das Artes Galeria de Arte. 
Rua: Luís de Camões, 2 - Largo de São Francisco - Centro - Rio de Janeiro.
Info: +55-21-2224.2985