domingo, 28 de outubro de 2012

PETROSSIAN::O MELHOR CAVIAR DO MUNDO::SHOPPINGS CIDADE JARDIM & IGUATEMI::SÃO PAULO-BRASIL.


A primeira loja Petrossian no Brasil fica em São Paulo. Considerada a melhor marca de caviar do mundo, a Petrossian ocupa no térreo do Shopping Cidade Jardim, num empório chique.

A instalação da Petrossian no Brasil ficou evidente em agosto de 2010, quando a chef Rougui Dia, da loja da Petrossian de Paris, visitou Tiradentes (MG) durante o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia.


A marca francesa traz à São Paulo linhas de caviares importadas da Rússia (beluga, sevruga e ossetra), patês, blinis, foie gras, azeites, champanhes, vodcas e vinhos. No endereço também funcionará um bistrô sob o comando de Federico Paduan.


Fundada em Paris, em 1920, pelos armênios Malkoum e Mouchegh Petrossian, que emigraram para a França depois da Revolução de 1917, a Petrossian ficou famosa no pós-guerra. O caviar russo era servido como iguaria em hotéis como o Ritz. Hoje, 1/5 do caviar produzido no mundo é vendido pela empresa.


História:
Os irmãos de origem armênia Melkoum e Mouchegh Petrossian fundaram a maison Petrossian, em 1920 e que hoje é a maior compradora e importadora mundial do caviar russo. Nascidos no lado iraniano do Mar Cáspio e criado do lado russo, os dois irmãos Petrossian emigraram para a França para continuar os seus estudos de medicina e de direito que havia sido interrompido pela Revolução Bolchevique em 1917.
Durante os anos 20, Paris acolheu exilados russos como príncipes, aristocratas e intelectuais, e os parisienses rapidamente abraçaram toda a cultura russas, especialmente as artes, o ballet, a coreografia de Diaghilev e música de Igor Stravinsky. No entanto, houve uma coisa que faltava na vida dos expatriados russos: caviar. Os franceses ainda não haviam experimentado para tal iguaria rara, uma situação que os irmãos Petrossian partiram imediatamente para corrigir.
Suas primeiras tentativas de criar uma consciência de caviar em Paris foram assistidas por César Ritz, comerciante de grandes hotéis europeus. Sua relutância inicial de oferecer caviar no seu estabelecimento de prestígio na Place Vendôme foi rapidamente superada. Logo, o caviar assumiu o seu próprio nicho no mundo da gastronomia. Hoje, o caviar Petrossian tem seu título de preeminência: Tsar Petrossian Imperial. Eles podem ser do premiado Beluga ou de Ossetra - requintado Sevruga que revelam uma superioridade inequívoca em todos os essenciais de sabor, textura, cor e tamanho.
A marca Petrossian também oferece grande variedade de iguarias, incluindo peixe fumado, foie gras e patês, chocolates, chás especiais e café. 


Petrossian no Brasil:
A Petrossian chega no Brasil, sob o comando de Patricia Abdalla e Adriana Tutundjian, com mais de 90 anos da criação da marca e responsável por 20% do mercado mundial de caviar. Localizada no Shopping Cidade Jardim e mais recentemente com a nova loja no Shopping Iguatemi, são as primeiras boutiques da marca na América Latina.


As lojas reproduzem integralmente o estilo Petrossian, com o tom de azul e as letras vermelhas característicos da marca. Recriando um típico bistrô, a arquitetura utiliza fotos históricas para contar a trajetória da família Petrossian em um ambiente intimista e descontraído com forte influência art-déco.
Na loja brasileira, é possível encontrar toda família de produtos disponível na Europa: uma grande variedade dos famosos caviares, várias versões do tradicional salmão defumado, além de patês, blinis, azeites, temperos, chás, bolos, chocolates, geléias e biscoitos, uma seleção de vodkas, champanhes, vinhos e acessórios para cozinha. A loja do Iguatemi funciona também como restaurante onde é possível degustar pratos criados a partir dos produtos Petrossian. 

Petrossian em São Paulo:
Shopping Cidade Jardim
Av. Magalhães de Castro, 12.000 - piso térreo - Morumbi - São Paulo.

Shopping Iguatemi
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.232 - piso térreo - Jardim Paulistano - São Paulo.

Fotos: Divulgação.