sábado, 5 de maio de 2012

SP-Arte :: 2012

A SP-Arte acontece de 10 a 13 de maio, no Pavilhão da Bienal de São Paulo quando chega à sua oitava edição. Praticamente a primeira feira do gênero no País ela também busca a conexão cultural com publico.





A organizadora Fernanda Feitosa afirma que o papel da feira é fomentar a chamada “economia criativa”, em que cultura, criatividade e conhecimento são matérias-primas de uma nova visão estratégica de desenvolvimento econômico, social e ambiental. “Estamos conscientes do nosso papel diante dessa nova realidade em que o mercado de arte não é mais restrito a uma minoria, mas deve ser ampliado no sentido de abranger cada vez mais setores da sociedade”, reflete Fernanda. Neste ano, a partir de acordo assinado entre os organizadores do evento e a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, as aquisições feitas durante a mostra estarão isentas do recolhimento do ICMS, tributo estadual que corresponde a 18% do valor de comercialização da obra.

O visitante desta edição que adquirir um ingresso para o MAM, MIS ou Pinacoteca, a partir de abril, receberá convite para visitar a feira nos dias 10 e 11 de maio. Por sua vez, ao adquirir um ingresso para a SP- Arte, o visitante receberá gratuitamente uma cartela com ingressos aos quatro museus parceiros, com validade entre 10 e 13 de maio.


Outra iniciativa da SP-Arte 2012 é a implantação do projeto Laboratório Curatorial. O projeto foi idealizado e coordenado por Adriano Pedrosa, novo curador de educação e programas públicos da SP-ARTE, que convidou jovens curadores a submeterem projetos de exposições a serem realizados em seção especial na feira, tomando como base o acervo de obras de artistas representados pelas galerias participantes e referências independentes dos próprios curadores. Quatro pré-projetos serão selecionados por Adriano Pedrosa e Rodrigo Moura, curador de Inhotim, e os curadores selecionados ganharão, como prêmio, uma viagem para visitar a Documenta 13, uma das mais reverenciadas exposições de arte do mundo, que acontece a cada cinco anos na cidade alemã de Kassel. A próxima mostra acontecerá entre junho e setembro de 2012. 

Este ano a SP-Arte tomará três pisos do Pavilhão da Bienal de São Paulo, que juntos somam 15 mil metros quadrados, onde estarão distribuídas 111 galerias, das quais 28 são internacionais, representando 25% da ocupação, contra 75% de galerias nacionais. São Paulo lidera absoluta com 41% do total, seguida do Rio de Janeiro cm 22%.
 

Numa análise detalhada das galerias nacionais, por região, percebemos uma concentração quase que absoluta na região centro-oeste. São Paulo (46), Rio de Janeiro (24), Minas Gerais (4), Paraná (3), Rio Grande do Sul (2), Bahia (2), Pernambuco (1) e DF (1).
 
FERNANDO FERREIRA DE ARAUJO na Mônica Filgueiras & Eduardo Machado Galeria

MACAPARANA na Mônica Filgueiras & Eduardo Machado Galeria



Apesar de pernambucano ser um grande redulto das artes plásticas do país, encontramos apenas 1 Galeria expondo, a Amparo 60, segundo a lista de galerias no site da própria SP-Arte. A Mariana Moura encontra-se indiretamente presente através da sua joint venture com a Laura Marsiaj, do Rio de Janeiro, que resultou na Moura Marsiaj com endereço em São Paulo.


JOSÉ PATRÍCIO na Galeria Nara Roesler
PAULO BRUSCKY | Galeria Amparo 60 (Recife) - Galeria nara Roesler (SP)

Mesmo com apenas uma galeria pernambucana, o nosso estado estará muito bem representado na SP-Art 2012. Além do pernambucano Eduardo Machado, sócio da Mônica Filgueiras & Eduardo Machado Galeria,  temos 12 nomes de importantes artistas  pernambucanos no elenco e/ou acervo de galerias de peso que fazem parte da Feira. Afinal, Pernambuco tem a tradição de ser um dos mais importantes celeiros culturais do pais.



BRUNO VIEIRA | Zipper Galeria (SP)

BRUNO VILELA | Moura Marsiaj (SP)

CÍCERO DIAS | A Ponte Galeria de Arte (SP), Arte 57-Renato Magalhães Gouveia e Elisa Pacheco Esc. de Arte (SP), Anthena Galeria de Arte (SP), Hilda Araújo Esc. de Arte (SP), Galeria Jean Boghici (RJ), Pinakotheke Cultural (RJ), Paulo Kuczynski Esc. de Arte (SP), Simões de Assis Galeria de Arte (Curitiba)

FERNANDO FERREIRA DE ARAÚJO | Mônica Filgueiras & Eduardo Machado Galeria (SP)

GILVAN SAMICO | Galeria Estação (SP)

JOSÉ PATRÍCIO | Galeria Nara Roesler (SP)

KILIAN GLASNER | Galeria Moura Marsiaj (SP)

MACAPARANA | Mônica Filgueiras & Eduardo Machado Galeria (SP), Flávio Cohn Esc. de Arte (SP)

MARCELO SILVEIRA | Galeria Nara Roesler (SP)

PAULO BRUSCKY | Galeria Amparo 60 (Recife), Nara Roesler (SP)

PAULO MEIRA | Galeria Amparo 60 (Recife), Galeria Moura Marsiaj (SP)

TUNGA | Mondes Wood (SP), Ronie Mesquita Galeria (RJ)





SERVIÇO:


Datas e horários:

10 e 11 de maio, das 14h às 22h

12 e 13 de maio, das 12h às 20h

Local: Pavilhão Ciccillo Matarazzo

Parque do Ibirapuera, Portão 3 - São Paulo

Ingressos:

Inteira - R$ 30

Meia-entrada - R$ 15

www.sp-arte.com

Twitter: @sp_arte