quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

EUDES MOTA 60 ANOS :: GALERIA MARIANA MOURA.


Cartilha de Eudes Mota

Após dois anos de reclusão, o artista ressurge com a sua mais nova obra prestes a completar 60 anos de idade. A ser apresentada no dia 3 de dezembro, na Galeria Mariana Moura.

Numa relação mais íntima e despojada com o mundo de hoje, Eudes Mota emerge do passado de um processo criativo de profunda solidão e isolamento de questionamentos ligados à abstração e à cultura popular, para a pintura com muito mais calor, redefinindo um estilo único e próprio do artista.

De uma arte com sutilezas, definições e energia, a essência que atuava de uma forma específica de espiritualidade, foi dissolvida para um discurso sem misticismo. Ainda nessa busca incessante pelo resgate de uma arte isenta de rótulos, Eudes desafia a pesquisa incansável, tendo como suporte a percepção e o domínio da arte pura e da abstração geométrica.

A idéia surge como quem acorda o que dormia dentro de si, para transgredir a uma manobra sem inventividade. A Cartilha talvez chegue como uma forma instantânea, mas não menos emocional, estando ligada à cartilha de Paulo Freire que hoje estaria com 90 anos de idade, e aos dois poemas de Mauro Mota que completaria 100 anos.

Os tributos não são expostos como homenagens, mas como referências particulares de inspiração do artista, que em 20 obras entre instalações de pinturas, de papéis e objetos, elegem o relevo como a técnica em destaque, através da cor branca e pigmentos de alumínio.

Sem limites, as dimensões das obras são variadas, e chegam aos cubos que são suportes tridimensionais. Dois auto-retratos servirão como mestre de cerimônia com frases populares, completando um objeto-gaveta, contendo a primeira vestimenta do criador, com frases do educador Paulo Freire.

O exercício é de entusiasmo do artista, que mudou o percurso de sua coleção ao longo da elaboração da proposta. O amadurecimento das idéias surgiu, primeiramente, do branco predominante e chegou ao mínimo de cores, abrangendo as folhas de ouro e prata, aplicadas manualmente em algumas obras.

Complementando a mostra, constam as instalações “Documentos”, que transformam alguns modelos variados de cartas e declarações em desenhos geométricos, retangulares e horizontais, sobre papel ofício. Mais cinco figuras de Monalisa escritas com palavras inspiradas no método de Paulo Freire.

Durante a exposição, será exibido parte do vídeo autobiográfico que será concluído em 2012, assinado pelos documentaristas e cineastas Marcelo Luna e o fotógrafo, Gil Vicente.

Sem dúvida, uma exposição singular na carreira de Eudes Mota, que completará 60 anos em dezembro.