sexta-feira, 16 de setembro de 2011

BETO SAROLDI::MUSICA & SAXOFONE.

Saxofonista, compositor, arranjador e produtor musical Beto Saroldi, estreiou em 1975 no Teatro Opinião com Eduardo Dussek. Trabalhou com vários artistas e bandas até receber o convite de Wagner Tiso para a inesquecível Tournèe junto com Lô Borges em 1979. Logo após seu nome começava a se tornar conhecido entre os grandes músicos. Em 1980 Fagner o convida para participar de sua banda. Em 1981 sua vida no mercado fonográfico mudaria para sempre. O saxofonista e fundador da Banda Black Rio, Oberdan Magalhães, lhe telefona e pede para que Saroldi faça a Tour de Erasmo Carlos e as Frenéticas em seu lugar no projeto Pixinguinha pelo Brasil. O sucesso foi estrondoso, e na volta ao Rio de Janeiro, Erasmo impressionado com seu fraseado, sua linha melódica e estilo de tocar Sax, o convida para gravar o disco “Mulher”. Com os solos de “Pega na Mentira”, e “Minha Superstar”. Beto Saroldi se tornou o saxofonista mais requisitado nos estúdios nos anos 80/90. Com um estilo marcante e suas influências de ROCK, MPB, SOUL MUSIC, JAZZ, BLUES e a música clássica (Herança dos seus Pais) foram inúmeras horas de estúdio, com nomes que vão desde Fafá de Belém, Lulu Santos, Toquinho, Barão Vermelho, Zizi Possi, Capital Inicial, Joana e muitos outros. Saroldi sempre gostou de formar Bandas Instrumentais, na volta da Tour de Erasmo e do disco “Mulher”, sua Banda com o pianista Maran Schagem e seu amigo e grande guitarrista CELSO FONSECA, fazia o maior sucesso nos bares, até chegar aos ouvidos de GILBERTO GIL, que acabou contratando Celso Fonseca e Beto Saroldi para trabalhar na “UMBANDAUM”. Foram anos maravilhosos, em festivais de Jazz pelo mundo afora, e Tournèe pelos EUA, EUROPA, AMÉRICA CENTRAL, ORIENTE MÉDIO e BRASIL é claro. Gil foi sem dúvidas o artista e a estrela de maior grandeza com quem Saroldi trabalhou e é seu amigo até hoje. Quando Beto se refere a Gil é sempre como “O Iluminado”.         

 GILBERTO GIL E BETO SAROLDI

Tocou também com o fantástico JIM CAPALDI do legendário grupo inglês “TRAFFIC”. Junto com Dussek tocou no “ROCK IN RIO”, o primeiro grande festival no Brasil em 1985. Logo após viaja para Nova Iorque de férias, assiste a vários grupos de Jazz em clubes, e na volta ao Brasil resolve formar pela primeira vez a Banda que levaria seu nome. Em 1988 grava seu primeiro disco solo “METRÔ”, que já sai com música para novela “Bebê a Bordo”. O segundo CD “CHARM”, é lançado em 1994, tem indicação ao prêmio SHARP de melhor disco instrumental, e ainda tem a música “Balada do Otto” feita por Saroldi especialmente para o personagem de Francisco Cuoco na novela “Deus nos Acuda”. Em 2000, lança o CD “VISÕES DE VOCÊ” com apresentação de seu amigo Erasmo Carlos. Gravou o especial de fim de ano de ROBERTO CARLOS, e participou da homenagem do Prêmio Shell a Roberto & Erasmo pelo conjunto da obra. Participa do DVD do Tremendão “Erasmo Ao Vivo” e no DVD “Concertos MPBR” com Maria Bethânia, Zélia Duncan, Wanderléa e Erasmo. Terminou de gravar o seu novo CD e está em fase de negociação com as gravadoras. Este CD tem diversas participações especiais como Celso Fonseca, Arthur Maia, o grande guitarrista Holandês Jan Dumée do grupo Focus, Eduardo Dussek, Rick Ferreira, Nivaldo Ornelas, Glauco Fernandes e a cantora Barbra Zinger.

                                                                             
Com fraseado e um vocabulário que muito tem de Jazz nos improvisos, dono de uma sonoridade inconfundível, e um melodista de primeira, coisas que aprendeu com seu mestre PAULO MOURA no início de carreira, Saroldi não abre mão de músicas nas versões para Sax como “Noites com Sol” (Flávio Venturini & Ronaldo Bastos) e a linda Travessia (Milton Nascimento), que sempre emociona as platéias. Veja o que Saroldi diz sobre essas duas canções: ”Foi a maneira que encontrei de agradecer a bela e rica música das Minas Gerais, em especial a todo o pessoal do “CLUBE DA ESQUINA, com aquele disco espetacular que nunca parei de ouvir”. E são esses músicos maravilhosos, que junto com os Beatles, Stones, Stevie Wonder, Marvin Gaye, Jimi Hendrix, John Coltrane, Michael Brecker, o genial Miles Davis, Os Mutantes, Tom Jobim, Gil, Caetano, Ivan Lins, Roberto Menescal e Erasmo que influenciam a música do saxofonista.

                   Beto Saroldi.