quinta-feira, 21 de abril de 2016

PRINCE :: MORRE AOS 57 ANOS UM DOS MAIORES ÍCONES POP DE TODOS OS TEMPOS.


O músico norte-americano Prince, pioneiro do "som de Minneapolis", morreu nesta quinta-feira 21 de abril de 2016 aos 57 anos.

"É com profunda tristeza que venho confirmar que o lendário e icónico artista Prince Rogers Nelson morreu na sua casa de Paisley Park, esta manhã, aos 57 anos", afirmou a agente Yvette Noel-Schure.

A polícia investiga as circunstâncias da morte, na casa e estúdio do músico em Chanhassen, no estado do Minnesota.

Prince foi um dos mais profícuos e inovadores autores e instrumentistas da música pop norte-americana. Destacou-se pela fusão de funk, dança, pop e rock. Foi autor de sucessos como "Purple Rain", "Kiss" ou "Raspberry Beret". Chegou ao topo da fama no final dos anos 70 e ao longo das décadas seguintes cimentou uma carreira que passou por diversos estilos de música.

Ganhou sete prémios Grammy, para os quais foi nomeado 30 vezes e entrou no "Rock and Roll Hall of Fame" em 2004. A banda sonora do filme "Purple rain" valeu-lhe um Oscar.

Vendeu mais de 100 milhões de discos.


Prince Rogers Nelson (Minneapolis, 7 de junho de 1958 - Minneapolis, 21 de abril de 2016) foi um músico multi-instrumentista e dançarino norte-americano, considerado por muitos um dos maiores ícones pop de todos os tempos, assim como um dos mais talentosos e conhecidos mundialmente, após de ter vendido mais de 100 milhões de álbuns e 60 milhões de singles.

Os singles e álbuns de Prince, especialmente os lançados nos anos 1980, estão quase sempre entre as cinco primeiras posições de todas as listas de melhores músicas ou discos de todos os tempos, com destaque para o álbum Purple Rain, lançado em 1984. Sua música mistura diversos generos musicais como funk, R&B, soul, new wave, jazz, rock, pop e hip hop. Foi considerado o 33.º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.

Prince tinha a habilidade de juntar elementos de todos estes estilos musicais fazendo uso de sintetizadores e bateria eletrônica desde o início da sua carreira no fim dos anos 1970, tornando conhecido o som de Minneapolis, influenciando todos os novos artistas até hoje.

Prince tinha a reputação de ser um workaholic, seja a trabalhar nas suas músicas ou a produzir outros artistas até o ponto de deixar muito material inédito na gaveta. Considerado um perfeccionista, tinha a imagem de uma pessoa difícil de se trabalhar e por ser altamente protector de sua música. Escreve, compõe e produz todas as suas músicas. Também toca todos os instrumentos nos seus álbuns. Muitos críticos elogiavam seu trabalho pela sua versatilidade em compor, tocar, cantar e dançar, fazendo da sua performance em palco algo extraordinário.

Fonte: Wikipedia
Fotos: Divulgação.