quinta-feira, 26 de junho de 2014

RECIFE :: CONHEÇA UM POUCO DA CAPITAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO - BRASIL.


Recife é a capital do estado de Pernambuco, no Brasil. Tem cerca de 218,435 km², e a cidade é constituída principalmente por uma planície aluvial. Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2013 o município possuía uma população de 1.599.513 habitantes. A cidade é sede da Região Metropolitana do Recife, a mais populosa área metropolitana do Norte-Nordeste e quinta do Brasil, com 3,7 milhões de habitantes, além de terceira metrópole mais densamente habitada do país, superada apenas por São Paulo e Rio de Janeiro, e quarta maior rede urbana do Brasil em população, com área de influência que abrange as capitais Natal, João Pessoa, e Maceió.

Metrópole mais rica do Norte-Nordeste em PIB PPC,9 o Recife desempenha um forte papel centralizador em seu estado e região, abrigando grande número de sedes regionais e nacionais de instituições e empresas públicas e privadas, como o Comando Militar do Nordeste, a SUDENE, a Eletrobras Chesf, o TRF da 5ª Região, o Cindacta III, o II COMAR, a SRNE da Infraero, a SRNE do INSS, a TV Globo Nordeste, a Votorantim Cimentos N/NE, a Queiroz Galvão, entre outras, além de possuir o maior número de consulados estrangeiros fora do eixo Rio-São Paulo, sendo inclusive a única cidade, com exceção de São Paulo e do Rio de Janeiro, que tem Consulados-Gerais de países como Estados Unidos, França e Reino Unido. A metrópole pernambucana está atrás somente de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo na hierarquia da gestão federal.


Centro do Recife com vista para os jardins do Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado de Pernambuco.


                                    Teatro de Santa Isabel no centro do Recife.


A cidade do Recife foi eleita por pesquisa encomendada pela MasterCard Worldwide como uma das 65 cidades com economia mais desenvolvida dos mercados emergentes no mundo. Apenas cinco cidades brasileiras entraram na lista, tendo o Recife recebido a quarta posição, após São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e à frente de Curitiba.


                                                     Clube alemão do Recife.


Segundo a consultoria britânica PricewaterhouseCoopers, o Recife será uma das 100 cidades mais ricas do mundo em 2020, à frente de cidades como Munique, Nápoles, Shenyang e Amsterdã.



Rua do Bom Jesus, antiga Rua dos Judeus, que fundaram a mais antiga sinagoga das Américas, foram expulsos pelos portugueses junto aos holandeses, em 1.630 que na época haviam invadido o Recife, e partiram para fundar as Antilhas e outra parte rumou para a América do Norte onde fundaram a Nova Amsterdã, depois nomeada New York.


O Recife destaca-se por possuir o maior parque tecnológico do Brasil, o Porto Digital; o segundo maior
polo médico do Brasil; os maiores PIB per capita e rendimento per capita entre as capitais da Região Nordeste; a melhor universidade do Norte-Nordeste, a Universidade Federal de Pernambuco; o nono maior número de arranha-céus das Américas; o melhor aeroporto do Brasil, o Aeroporto Internacional do Recife; e sua região metropolitana, o Complexo Industrial e Portuário de Suape, que abriga o Porto de Suape (melhor porto do Brasil), o Estaleiro Atlântico Sul (maior estaleiro do Hemisfério Sul), entre outros empreendimentos.

Shopping Rio Mar, o segundo maior do Brasil e o único com o selo de qualidade ambiental. Ao fundo a praia de Boa Viagem. Foto Dudu Schnaider.


Praia de Boa Viagem com seus recifes de corais, que formam piscinas naturais quando a maré baixa.

                            Arena Itaipava, construída para a Fifa World Cup 2014.

Destaca-se ainda por ser a capital nordestina com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), segundo dados da ONU de 2010, calculado como de 0.772,5 figurando como a capital mais alfabetizada, com a menor incidência de pobreza e a com a maior renda média domiciliar mensal do Nordeste do país.


Porto de Galinhas, eleita pelas mais conceituadas revistas de turismo, como a melhor praia do Brasil, fica à 30 minutos ao sul do Recife.


            Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado de Pernambuco.


                                             Palácio da Justiça do Recife.

Com um grande potencial turístico e forte vocação para o turismo de negócios, frequentemente a cidade é escolhida como sede de diversos eventos, como simpósios, jornadas e congressos: a Região Metropolitana do Recife foi o terceiro polo de eventos internacionais no Brasil em 2011, atrás somente de São Paulo e Rio de Janeiro, graças ao desempenho do Recife e de Porto de Galinhas.



Oficina do grande pintor e ceramista Francisco Brennand e Instituto Ricardo Brennand.

Uma das regiões mais antigas das Américas e principal centro financeiro do Brasil Colônia até meados do século XVIII, a metrópole pernambucana abriga importantes cidades históricas entre os seus 14 municípios, como a própria cidade do Recife, Igarassu, além de Olinda, cujo centro histórico é Patrimônio Cultura da Humanidade pela UNESCO.


Dentre as muitas alcunhas atribuídas ao Recife, "Veneza Brasileira" é a mais conhecida. O romancista francês Albert Camus, Prêmio Nobel de Literatura de 1957, esteve no Recife em 1949, e comparou a capital pernambucana a outra cidade italiana ao descrevê-la, em seu livro Diário de Viagem, como a "Florença dos Trópicos".



















Fonte Wikipedia.