domingo, 12 de agosto de 2012

ALAMEDA TIETÊ::BOM GOSTO A CADA ESQUINA::SÃO PAULO, BRASIL

Quando dizem que São Paulo é a Nova York Brasileira acho um tanto quanto condescendente. Uma cidade como esta transcende comparações ao mesmo tempo em que as mesmas são inevitáveis. Trata-se de uma metrópole cosmopolita com influência de vários povos que a fizeram, além do impacto da fusão que a globalização trouxe. São Paulo, sem dúvida alguma tem alma própria, mas com múltiplas personalidades. E é claro que isto é ótimo.

Falar da Oscar Freire, dos inúmeros shoppings centers que lotam a cidade com todas as grandes marcas do mundo, do número de decolagem-dia de helicópteros, dos jatinhos executivos de luxo e das lojas de carro importados da Av. Europa/Colômbia, seria redundante. Hoje resolvi escrever sobre o luxo que é sair destas rotas, superlotadas e espalhadas pela cidade, e ter o prazer de descobrir cada esquina de uma rua calma, arborizada e charmosa dos Jardins. Adoro redescobrir, de enxergar o que muitas vezes está ali, debaixo dos nossos olhos.

Final do mês passado fui a São Paulo rapidinho, dois dias apenas, para ver detalhes da vinda da banda Scorpions ao Brasil (depois falo disso com calma), e tive o prazer de me hospedar na casa de dois amigos queridos nos Jardins. Como sou rápida, resolvi tudo em uma manhã, e o resto do tempo tirei para sair pelo bairro. Estava hospedada na Rua da Consolação perto da Alameda Tietê. E foi lá que descobri que o bom gosto está a cada quadra. O melhor de tudo é que fazemos tudo a pé sem aquela loucura e agitação de uma grande cidade. Um charme.

La Vie en Douce

Mesmo achando condescendente comparar São Paulo com qualquer outra metrópole, do hemisfério norte, me peguei várias vezes fazendo estas comparações. Impossível não fazer. Um luxo poder descer do prédio e encontrar o La Vie en Douce, de Carole Crema, esquina da Tietê com a Consolação. Os doces de caramelo de macadâmia envolto em chocolate e o bolo chifon é um absurdo. Outra especialidade, os cupcakes em versões de mirtilo, brigadeiro crocante, banana e baunilha com limão são umas perdições. O expresso, com um copinho de água com gás, traz de quebra um bolo de fubá em tamanho mini.

Despois deste crime à minha silhueta resolvi andar, e com cinco passos, sentido Bela Cintra, me deparo com o Gabinete D do mesmo lado da calçada. Como estava incógnita na cidade, não tinha ligado para os meus queridíssimos Wair e Eduardo, que fazem o quarteto junto com Ernesto Mancino e José Maonel Maia. Do lado de fora já se percebe o bom gosto e sofisticação. Os toldos cinza chumbo, a porta em estilo francês, forjada em ferro especialmente para a loja, e a vitrine impecável fazem você pensar que por algum milagre você foi transportada para Nova York ou Paris – é, eu sei, acabei de ser condescendente com São Paulo, mas é isso mesmo, o que posso fazer se foi isso que senti.
Gabinete D
Wair de Paula passou os últimos 15 anos viajando o mundo inteiro em pesquisa de campo para desenvolvimento de produto da Artefacto. Hoje dono da sua própria loja, imprime o seu tom. Mistura estilos, matérias, épocas, tecidos e arte de uma forma tão harmoniosa e elegante que parece estarmos em um dos cantinhos de uma de suas coberturas onde mora com Eduardo - ele e Eduardo Machado dividem o seu tempo entre São Paulo e Recife, onde são franqueados da Artefacto.  

O Gabinete D tem clima de casa, personalidade, e este é o diferencial, nada setorizado, tudo junto e misturado com equilíbrio e sofisticação. Este ‘setting’ nos dar aquele prazer de garimpar, de descobrir a cada ‘corner’ da loja uma peça, um objeto, uma obra de arte que queremos levar para a nossa casa.
Gabinete D | Foto grande de Thomas Baccaro e Mural de fotos vintage
Gabinete D | Fotografia de Patricia Kaufmann, vitrine com vidros e arte africana
Gabinete D | Bronze do Benim (Africa Ocidental), mesa francesa e tecido africano
Gabinete D | Murano Branco com pó de ouro
Gabinete D | Cerâmica inglêsa
Fiquei tão louca na loja que esqueci a minha caminhada pela Tietê e já era um pouco tarde quando saí. Continuei andando sentido à Rua Augusta, passei pelo Grand Cru (adega),  na esquina com a Bela Cintra. Mais adiante, do lado esquerdo tem o Koi, que ia muito há anos (parece que o da Tietê virou delivery). Ao chegar à esquina da Haddock Lobo, vejo do lado direito o Paris 6 Café, em frente à Pizzaria Margherita, nunca tinha ido e recomendo. Um charme. Parede com parede, já na Haddock Lobo, com o bistrô de mesmo nome, que voltei no outro dia para almoçar. Decoração carregada na Paris do final da Belle Époque aparentemente parece over, mas tudo termina se harmonizando. Preços ótimos e comida que lhe deixam a certeza da volta. Eles têm uma promoção, almço apenas, para os seus seguidores do Facebook (não era, mas saquei meu iPhone e fiquei na hora), R$ 29,00 de segunda a sexta, com entrada do dia, prato executivo e sobremesa. R$ 39,00 no fim de semana. Uma loucura. Todos os pratos homenageiam um artista. Pedi o Camarão à Bruno Gagliasso. Compõe-se de um trio de crustáceos grandes na companhia de um arroz à provençal manteiga, cogumelo-de-paris e tomate picado. Pedida perfeita.

Paris 6
No dia anterior, quando comecei a minha caminhada pela Tietê, dia que fui ao Gabinete D jantei no Le  Vin, já perto da Augusta. Este ano fez dez anos naquele endereço. Em frente tem o Le Vin Boulangerie. Não pude deixar de ser condescendente com a cidade mais uma vez, comparei sim, afinal é isso mesmo que pessoas viajadas fazem, comparam com o melhor. No jantar fui comedida e básica, pedi uma Salade Le Vin e um Boeuf Bourguignon. C'était parfait, Bravo au chef!

Le Vin
Voltando a pé para casa dos meus amigos, resolvemos esticar para mais um drinque no Balcão, bar antigo e como o nome sugere, tem o setting todo formado por um balcão espiral. Um clima bem madrilenho - é isso mesmo, comparei mais uma vez. Fica na Tietê esquina com a Melo Alves.

Balcão | Bar e restaurante

Tutto Italiano, Bar & Cucina
Vi na esquina oposta um restaurante que pareceu ser ótimo, não resisti e fui conhecer - Tutto Italiano Bar e Cucina. Mas não havia condição de comer mais nada, apenas provei um drinque no bar, uma versão do milanês negroni sbagliato, que leva um mix dos aperitivos campari e aperol mais vermute tinto e prosecco. Dormi nesta noite como um anjo.

SERVIÇO:

Gabinete D
Alameda Tietê, 496
São Paulo, SP | Fone: +55-11-3294.0847

La Vie en Douce
Rua da Consolação, 3161 (esquina com a Al. Tietê)
São Paulo, SP | Fone: +55-11-3088.7172


Paris 6

Rua Haddock Lobo, 1240 (esquina com a Al. Tietê)

São Paulo, SP | Fone: +55-11-3085.1595

Koi Tietê
Alameda Tietê, 360
São Paulo, SP | Fone: +55-11-3083.4848

Pizzaria Margherita
Alameda Tietê, 255
São Paulo, SP | Fone: +55-11-2714.3000
Grand Cru (Adega)
Rua Bela Cintra, 1799 (esquina coma  Al. Tietê)
São paulo, SP | +55-11-3062.6388

Le Vin
Alameda Tietê, 184
São Paulo, SP | Fone: +55-11-3081.3924

Balcão
Rua Dr. Melo Alves, 150 (esquina com a Al. Tietê)
São Paulo, SP | Fone: +55-11=3063.6091

Tutto Italiano, Bar & Cicina
Rua Dr. Melo Alves, 191 (esquina com a Al. Tietê)
São Paulo, SP | Fone: +55-11-3061.9639