segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

JOSÉ MOURA - DR. ALOÍSIO, PROFISSÃO PALHAÇO ou E ARROCHA A NEGRADA :: 02/03 à 12/04 :: MUSEU do ESTADO de PERNAMBUCO :: GRAÇAS - RECIFE - BRASIL.


Exposição e lançamento do Livro “DR. ALOISIO PROFISSÃO PALHAÇO E OU ARROCHA A NEGRADA”

Artista José de Moura e coautor do livro Romualdo Lisboa
Curadoria: João Câmara

Exposição e noite de autógrafos: 1º de Março das 19h às 22h
Exposição: de 2 de Março à 12 de Abril de 2018

A exposição do artista José de Moura, não é apenas uma atividade ligada às artes plásticas, ela se expande, vai além, é uma verdadeira homenagem à cultura popular. No ano que comemora 45 anos de carreira do artista plástico, resgata de suas séries de obras relacionadas a história de seu Tio Aloísio, um bancário que cansado de ser discriminado na época por ser negro, largou tudo e montou um circo mambembe, foi visto como o roteiro ideal para a exposição e todas a ações ligadas a ele.

Através da exposição inédita intitulada “DR. ALOÍSIO - PROFISSÃO PALHAÇO E OU ARROCHA A NEGRADA”, onde o artista presta homenagem a seu tio, pelo olhar de um dos movimentos artísticos mais importantes do nordeste: o Circo Mambembe, cenário perfeito para ilustrar o romance do palhaço (Dr. Aloísio), pela cantora do circo (uma “falsa espanhola”, que horrorizava a sociedade da época cantando de biquíni), as aventuras com os amigos, e outras atrações do circo como: mágicos, perna de pau, bicicleta, caixa de adivinhações com papagaio retirando a sorte também são contempladas nas 70 pinturas a óleo sobre tela de diferentes formatos.

A exposição tem curadoria do artista plástico João Câmara, expografia e sinalização dos designers Rinaldo Carvalho e Otavio Falcão Junior e cenografia de Carol Silveira. A montagem foi inspirada em elementos do circo mambembe, uma releitura contemporânea que faz o visitante entrar no clima que inspirou José de Moura. Na noite de abertura e durante o período de visitação da mostra haverá apresentações e atividade lúdicas educativas com a temática do circo e seus personagens.


BREVE HISTÓRICO DO ARTISTA JOSÉ ALVES DE MOURA FILHO | J. de Moura Recife, PE | 21/8/1944

PINTOR, DESENHISTA, GRAVADOR E PROFESSOR José de Moura, um

participante ativo nos meios das artes plásticas. Aprimorou-se na técnica através do Curso Livre de Pinturas e Esculturas da Escola de Artes da UFPE (1967 a 1969), do Curso de Desenho Arquitetônico e Decoração da Escola Técnica Federal de Pernambuco (1962 a 1965), da Superior Licenciatura em Desenho (1966 a 1969) e da Terapia através de Fantoche (1980). Em 1979, foi diretor-tesoureiro e diretor-presidente da Oficina Guaianases de Gravura. Em 1982, viaja para a Europa, estudando em Barcelona, Espanha. Em 1988, foi professor dos cursos de Desenho e Pintura e coordenador dos cursos do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco-MAC, em Olinda, PE. Em 1990/1992, foi membro do júri do Salão de Artes Plásticas e do Salão de Arte da Listel.

Serviço:
Exposição e lançamento do Livro “DR. ALOISIO PROFISSÃO PALHAÇO E OU ARROCHA A NEGRADA”
Artista: José de Moura
Coautor do Livro: Romualdo Lisboa
Curador: João Câmara
Abertura: 01 de março de 2018 às 19h
Visitação: 02 de março a 9 de Abril de 2018 - Terça a sexta da 9 às 17h; sábados e domingos das 14 às 17h
Local: Museu do Estado de Pernambuco - Av. Rui Barbosa, 960 – Graças – Recife- PE
Realização: Sociedade dos Amigos do Museu do Estado de Pernambuco – SAMPE
Patrocínio: Companhia Editora de Pernambuco – CEPE
Apoio: Governo do Estado de Pernambuco, Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, FUNDARPE e Museu do Estado de Pernambuco.


Fotos: Divulgação.