quinta-feira, 26 de março de 2015

ARENA GASTRONÔMICA :: FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU & REVISTA ENGENHO :: 24 & 25/03 :: MACEIÓ-BRASIL.


Em torno de 300 pessoas entre estudantes dos cursos de Gastronomia e Nutrição e profissionais de áreas diversas tomaram o auditório e salas da Faculdade Maurício de Nassau de Maceió, desde a terça-feira 24/03.
O público compareceu para assistir as palestras, e homenagear a culinarista Yêda Rocha Jucá e oficinas da primeira edição da Arena Gastronômica.

                                          Bela Gil.

O tema do evento é Terroir Alagoano, é uma parceria entre a instituição e a Revista Engenho, no auditório da instituição com a homenagem à culinarista Yêda Rocha Jucá. Além de participação de ex-alunos que falaram sobre suas experiências após concluírem o curso de Gastronomia.


Uma das oficinas teve como tema o camarão, apresentado pelo chef  Joca Pontes do Recife; outra ministrada pelos chefs Serginho Jucá e Felipe Lacet, teve como prato principal o siri de coral, seguida pelos chefs Anna Koryna e Júlio Prouvot do Recife, abordaram as temáticas ostras e patessier.
Outra pernambucana, a chef Miau Caldas levou para os alunos alguns pratos feitos com o peixe cioba e o chef recifense Douglas Van der Ley ensinou um modo diferente de como fazer doce de cajú.
Douglas como sempre dá um show!

Na foto abaixo os chefs Douglas Van der Ley, Claudia Luna, Alberto Bernardini e Wanderson Picuí que foi eleito o melhor chef do Brasil pela Revista Quem.




De acordo com a coordenadora do curso de Gastronomia da instituição, Mariana Bernardes, um evento como este é imprescindível para os alunos, que para muitos deles é o primeiro contato com os chefs. “Os profissionais estão trazendo para os discentes a realidade do que eles vivenciam na cozinha e do que é ser cozinheiro. Escolhemos chefs que dão dicas de como fazer um prato e de como o futuro profissional deve se comportar”, disse Bernardes.

Para Daniella Gouveia, da Revista recifense Engenho, a Arena Gastronômica superou completamente as expectativas. “Sabíamos do potencial do evento, pois fizemos o contato com chefs renomados do país e percebemos que os alunos saíram encantados com as apresentações. Os chefs também gostaram da interatividade entre os alunos”, comentou Dany Gouveia.





Concurso interno do evento:

Um concurso culinário interno movimentou a Arena Gastronômica nesta terça-feira. Oito duplas de alunos de duas instituições de ensino duelaram pelo título de melhor prato da competição. Os alunos do segundo período da Faculdade Maurício de Nassau, Tawa Calixto e Paulo Quintella, foram os campeões da edição realizada em Maceió e agora vão participar da etapa no Recife.


Fotos: Divulgação.