quinta-feira, 25 de setembro de 2014

IRAN RIO ART CONNECTION :: 25/09 :: LARGO DAS ARTES :: CENTRO-RIO DE JANEIRO-BRASIL.


O Largo das Artes tem o prazer de convidar todos para a abertura da exposição que marca o encerramento do seu projeto "Iran_Rio Art Connection" e que acontecerá no próximo dia 25 de setembro, quinta-feira, a partir das 19 horas.

O universo heterogêneo dos artistas que compõem a presente exposição ilustra a diversidade de referências a informar a atual prática artística no Irã.

O cenário contemporâneo daquele país parece construído como uma colcha de retalhos que justapõe a nostalgia pelo passado a um presente aparentemente intransponível, no qual a arte contemporânea e as conexões com o Ocidente funcionam como escape a uma realidade permeada pela guerra e pela violência nos mais diversos níveis.

Neste contexto, Shadi Ghadirian exibe uma serie de fotografias que, a exemplo das naturezas mortas flamencas, ou mesmo das imagens de revistas de moda atuais, combinam objetos de fetiche do mundo do consumo ao arsenal bélico presentes no imaginário contemporâneo forjado pela mídia; Amin Agahei explora conceitualmente em pintura, vídeo e fotografia o olhar fracionado, embotado e caótico de quem experimenta a guerra; Ali Zanjani, partindo de imagens de arquivo fílmico 16 mm, combina referências à mulher iraniana de ontem e hoje na série "Gravidez Estática", um grande painel reapropriacionista que captura a beleza feminina ao passo em que tangencia o contraste entre a representação da mulher velada no Oriente Médio e a exposição dos atributos femininos no Ocidente; já Farnaz Jahanbin faz uso de banners reproduzindo imagens emblemáticas da história antiga e moderna do Irã para fazer intervenções gráficas em pintura com a tradicional caligrafia daquele país, aproximando-se paradoxalmente da street art produzida no Ocidente.

O projeto "Iran_Rio Art Connection" é uma iniciativa do Largo das Artes que tem o patrocínio da instituição holandesa Prince Claus Fund for Culture and Development. Durante o mês de setembro, quatro representantes de uma nova geração de artistas iranianos ocuparam os ateliês do Largo das Artes para participar de uma residência artística especial no Rio de Janeiro. Uma série de eventos e atividades paralelas aconteceram simultaneamente ao período da residência com o intuito de fortalecer o diálogo inter-cultural e promover o trabalho em rede entre artistas do Oriente Médio e do Brasil.

Na ocasião da abertura da exposição, haverá um concerto de música tradicional Persa com a participação da artista Farnaz Jahanbin e do pianista Tomas Gonzaga. A exposição segue até o dia 31 de outubro no Largo das Artes e a entrada é gratuita. (Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 11 às 18 horas.)

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

SOBRE OS ARTISTAS

Ali Zanjani é um artista iraniano que vive entre Dubai e Teerã. Os seus trabalhos refletem sobre a herança sociocultural do Irã ao longo das agitadas transformações políticas que ocorreram no país nos últimos 35 anos. Destaque para uma série bem humorada que inclui registros fotográficos de praticantes da luta livre, o esporte nacional iraniano. O esporte também faz parte de uma outra série, criada com base em fotografias perdidas de um time de basquete feminino, pré-revolução de 1979. Estas imagens de mulheres sem a burca são únicas e estritamente proibidas no regime político atual do Irã. Desde 2011, Ali trabalha com o Museum Salsali de Dubai. Em 2012, teve o seu trabalho selecionado pelo Museu de Arte Contemporânea de Teerã e pela Feira de Arte de Beirute. Atualmente, o artista tem se dedicado a inúmeros projetos, incluindo "Live Moment of Wrestling", "Life Is Too Short", "Show Off" e“Just Between Us”.

Amin Aghaei nasceu no Irã em 1982 e passou a infância sem uma moradia fixa, deslocando-se com a família pelo país devido à guerra Irã-Iraque (1980-1988). Esta natureza itinerante fez com que ele descobrisse o desenho, que acabou funcionando como uma válvula de escape às condições adversas por que passava. Quando seus pais puderam finalmente se estabelecer num local fixo, Amin conseguiu se concentrar mais em sua arte. Com a repressão política no Irã, começou a desenhar caricaturas e este estilo logo tomou conta de suas pinturas, por isso o tom crítico e humorístico de seus trabalhos. Além do desenho e da pintura, as suas práticas também compreendem escultura e vídeo. A obra de Amin assume um realismo mágico com uma temática sui generis para o Irã, daí este artista ter sido uma escolha unânime do comitê de seleção para este projeto. Para mais informações, visite: http://aminaghaei.com/

Farnaz Jahanbin é uma artista iraniana reconhecida internacionalmente, que utiliza a escrita persa e árabe para criar interpretações modernas da antiga arte da caligrafia. Suas pinturas têm formas abstratas e apresentam interpretações mais tradicionais dessas escritas. Farnaz é também uma cantora clássica persa. Como mulher em seu país, ela não tem permissão para se apresentar na frente de um público misto. No Rio de Janeiro, porém, a artista irá fazer uma apresentação pública, como parte da sua residência. Para mais informações, visite: http://www.saatchiart.com/account/profile/175218

Shadi Ghadirian é uma importante artista iraniana cujo trabalho já foi exibido em grandes museus e galerias pelo mundo, incluindo o Museu de Belas Artes de Boston e o Los Angeles County Museum of Art. Nascida em 1974 no Teerã, Shadi estudou fotografia na Azad University. A sua prática artística busca refletir sobre as questões que envolvem o tradicional e o moderno na cultura do seu país, principalmente a questão da mulher muçulmana no Irã, um assunto que ainda repercute em todo o mundo. Em "The Qajar Series", realizada entre 1998 e 2001, Shadi fotografou mulheres vestidas com roupas tradicionais “Qajar”, justapostas com objetos modernos típicos da cultura ocidental, como um “boom box” ou uma lata de Coca-Cola. Já na série "Como todos os dias", produzida logo depois de se casar, Shadi revela de maneira crítica e irônica a rotina mundana e repetitiva que é reservada à maioria das mulheres em seu país. Estes trabalhos evidenciam a preocupação da artista em destacar o papel das mulheres iranianas dentro de uma sociedade em permanente conflito entre a tradição e a modernidade. Para mais informações, visite: http://shadighadirian.com/

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Ocupando um casarão do século XIX no centro histórico do Rio de Janeiro, o Largo das Artes é um centro independente de arte contemporânea com galeria, cursos, ateliês e um programa de residências artísticas. Para mais informações, acesse o nosso blog/site:  http://www.largodasartes.com.br/


"IRAN_RIO ART CONNECTION"
Abertura da exposição final
quinta-feira, dia 25 de setembro às 19 horas
Largo das Artes
Rua Luis de Camões, 2 - Centro - Rio de Janeiro.
Entrada gratuita.
C/o: Consuelo Bassanesi + Bernardo José de Souza + Leila Lak.