O inverno do hemisfério norte é chamado de "inverno boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "inverno austral". O "inverno boreal" tem início com o solstício de inverno no hemisfério norte, que ocorre por volta de 21 de dezembro, e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 20 de março nesse mesmo hemisfério. O "inverno austral" tem início com o solstício de inverno no hemisfério sul, que ocorre por volta de 21 de junho, e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 23 de Setembro nesse mesmo hemisfério. O inverno é caracterizado, principalmente, pelas baixas temperaturas. Durante a estação, várias espécies de animais, principalmente de pássaros, migram para outras regiões mais quentes. Outros animais, como ursos, hibernam nesse período, reduzindo grandemente sua atividade metabólica. Em muitas regiões, pode ocorrer a incidência de neve e geadas.
Engloba parte dos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março no hemisfério norte, e junho, julho, agosto e setembro no hemisfério sul.
Isto acontece porque os raios solares incidem praticamente perpendicularmente no hemisfério onde acontece o verão e consequentemente, têm uma incidência tangencial no hemisfério oposto, causando o tempo invernoso.
Inverno no Brasil.
Campos do Jordão - São Paulo. Inverno
Campos do Jordão - São Paulo.
Início de inverno em Campos do Jordão.
Roupas para o inverno brasileiro.
Churrasco, chimarrão e a "prenda" para os dias frios no sul do Brasil. Gaúchos.
Rio Grande do Sul, serras gaúchas.
Tudo amanhece coberto de geada no sul do país.
Inverno brasileiro.
Copacabana - Rio de Janeiro no inverno, em torno de 16°C.
Praia de Boa Viagem no Recife no inverno, entre 19° e 28°C.
Inverno na praia de Boa Viagem no Recife - Brasil.
Fotos: Divulgação.