segunda-feira, 22 de julho de 2013
CLAUDE DELETTRE AMARAL PEIXOTO::UMA MARAVILHOSA FRANCESA/CARIOCA DEIXA SAUDADES.
Faleceu ontem pela manhã no Rio de Janeiro, um exemplo de pessoa, de gentileza e savoir faire, uma grande perda social e humana, uma mulher agregadora e que festejava a vida com elegância.
Claude Jianini Madeleine Delettre, a francesa que, no Brasil, ficou conhecida como Claude Amaral Peixoto, planejava uma grande festa em 2014 para comemorar seus 50 anos de Rio de Janeiro. Para ela, seria um marco mais importante que os 70 anos que completara em fevereiro. Claude era uma grande apaixonada pela cidade. Pisou pela primeira vez em solo carioca aos 20 anos, quando namorava o cantor francês Charles Aznavour. Ele continuou sua turnê internacional, mas ela decidiu ficar.
Foi manequim da alta-costura, muito bonita e se casou nos anos 60 com o arquiteto Carlos Henrique Amaral Peixoto, com quem teve dois filhos, e virou uma espécie de embaixadora informal da França no Rio. Seu belíssimo e exótico tríplex na Avenida Atlântica é um dos endereços mais charmosos do Rio. Com uma vista maravilhosa da praia de Copacabana, é decorado com objetos de arte popular brasileira e africana, das inúmeras viagens de Claude pelo mundo. Tem um terraço que é um verdadeiro pomar, com bananeira, pitangueira, jabuticabeira e goiabeira, no qual costumava receber seus amigos e autoridades francesas. Sua paixão pelo Rio acabou lhe rendendo, em 2005, o título de cidadã honorária carioca, concedido pela Câmara Municipal.
Em 15 de maio deste ano, ela receberia em uma recepção o ex-namorado e amigo Charles Aznavour que iria almoçar na casa de Claude. Lastimavelmente no dia 6 daquele mês, ela foi atropelada por um ônibus atravessando o cruzamento das ruas Francisco Sá e Nossa Senhora de Copacabana.
Foi internada no Hospital Miguel Couto com traumatismo craniano e hemorragia cerebral, e no dia seguinte, transferida para o Hospital Copa D’Or. Submetida a uma série de cirurgias, apresentou uma pequena melhora, mas permaneceu em coma.
Claude faleceu no domingo de manhã. Deixa os filhos Camille e Cláudio, que é ex-marido da atriz Camila Pitanga.
Cláudio que está trabalhando em Nova York, chega para o sepultamento da mãe. O corpo de Claude será embalsamado e o enterro acontecerá no dia 30, no Memorial do Carmo.
A conheci em seu maravilhoso apartamento levada por amigos, e passei um sensacional reveillon, organizado em grande festa internacional pelo meu amigo americano/cubano Geo Darder, que está no Rio de Janeiro em visita ao Brasil.
R.I.P. Claude querida.