terça-feira, 16 de janeiro de 2018

GORETTI CASTRO ARTISTA PLÁSTICA PERNAMBUCANA em ASCENSÃO no MERCADO INTERNACIONAL :: ENTREVISTA & PLANOS PARA 2018!


GORETTI CASTRO

Artista Contemporânea Brasileira, fui guiada pelas mãos do Mestre Fernando Lúcio, que me deu toda bagagem acadêmica e pelo Mestre Wellington Sena, que me introduziu na contemporaneidade.
Meu trabalho transita entre o expressionismo e o expressionismo abstrato.

A inspiração vem de cenas simples do nosso cotidiano. Faço uso de técnica mista, onde crio texturas com materiais diversos. Independente da obra, da cor que utilize na pintura, do motivo, aplico um pedaço de papelão pintado de vermelho de tamanho e forma variada, como uma marca que criei pra mim. Muitas pessoas já reconhecem um Goretti Castro pela técnica e pelo papelão vermelho.
Faço uso da tinta acrílica e materiais como papelão, tecido, barbante, juta, esteira, cordas, massa, entre outros.
Não gosto de nomear minhas obras para deixar a gentileza da livre escolha, já que cada pessoa vê e sente a obra de uma maneira diferente.
E essa sou eu, a pernambucaníssima Goretti Castro.

1- O que é a Arte pra você?

GC: Cada pessoa tem sua definição de Arte. A Arte é uma coisa muito abrangente. Para mim a Arte é minha essência e é algo feito pra emocionar, mexer com quem a contempla. Não adiantaria desenhar e pintar muito bem, se você não colocar alma no seu trabalho. Você precisa passar emoção, força, beleza... É uma entrega, entende? É quase como parir um filho ou mesmo fazer amor!
A Arte também é uma forma de construção, de protesto e a maior beleza é ser dona absoluta da sua liberdade. A Arte sou eu!

2- Como você viu essa polêmica Exposição Queer Museu promovida pelo Santander?

GC: Ridiculamente uma jogada política. Hipocrisia no seu estado mais puro. Distorceram os conceitos que as obras procuravam passar, e mesmo que fossem conceitos diferentes, não poderiam ter feito o que fizeram.
Estive agora em outubro e novembro em Portugal e Espanha expondo e nos passeios pelos inúmeros e maravilhosos museus, cansei de ver obras e instalações do gênero. Vi muitos pais com crianças e adolescentes contemplando com naturalidade. O que falta aqui é educar o povo. A maldade está na cabeça de cada um, precisamos acabar com esses tabus e preconceitos. A Arte é uma boa forma, então dou um viva a Arte e sua liberdade!

3- O que esperar de Goretti Castro pra 2018?

GC: Esse ano estou pretendendo realizar uma exposição aqui no Recife, que é o meu chão e já tenho convite para ir à Lisboa inaugurar uma galeria no Parque das Nações. Convite para expor no Forte de São Francisco em Chaves - Portugal e convite da Embaixada Brasileira para expor na Casa do Brasil.
O ano está apenas começando e que seja de conquistas e paz para todos nós. E como costumamos falar entre os artistas: Que a Arte esteja com você!


Contato: +55-81-98862.6608 - Wpp
E-mail: goretticastro11@gmail.com
Fotos: Divulgação.