terça-feira, 3 de abril de 2012

DOMINIQUE LONCHANT::FAMOSO YOGI FRANCES EM TEMPORADA NO RECIFE-BRASIL.


            Respirar para limpar o corpo, rejuvenescer e recuperar a alegria e liberdade! 

Quando a respiração se torna ofegante, curta, quase sempre pela boca, a pessoa tende a se sentir oprimida, cansada, sem vida. Normalmente essa respiração limitada produz bloqueios ou traduz bloqueios do passado recente ou remoto. Para lidar com essas dificuldades cada vez mais comuns na vida moderna das cidades grandes, sem apelar necessariamente para remédios, o DharmaYoga Boa Viagem e Quintessencia trazem de novo ao Recife, nos dias 05 e 06 de maio, o yogi  francês Dominique Lonchant, um raro expert, reconhecido internacionalmente como mestre da respiração. Ele vem ministrar dois workshops: "Pranayamas: respiração com maestria" e"Respirar, meditar e rejuvenescer". Vagas limitadas. Informações: 81/ 3028-4290/99727030, www.dharmayoga.com.br e espacodharmadeyoga@gmail.com.

O primeiro workshop, "Pranayama:respiração com maestria", acontecerá na Quintessência, nas Graças, no sábado, 05 de maio, das 9h às 13h. O segundo, "Respirar, meditar e rejuvenescer" acontecerá em duas versões: no sábado, dia 05 de maio, das 14h30 às 18h30, no DharmaYoga Boa Viagem e no domingo, 06 de maio, das 9h às 13h na Quintessência, Graças. O segundo módulo do trabalho de Dominique, considerado de nível intermediário, é inédito no país e mais voltado para rejuvenescimento e também saúde de um modo geral. Pranayamas significam controle da bioenergia através de técnicas respiratórias simples e profundas.


Os Pranayamas aumentam a eficiência respiratória e do sistema nervoso, desobstruem os sinos, aliviam traumas da infância, ajudam a tratar distúrbios nervosos como as neurastenias, diminuem radioatividade no corpo, ajudam a equilibrar a vibração positiva das células e controlam, rejuvenescem e limpam órgãos. O bloqueio respiratório reduz o potencial vital e espontâneo, gerando tensionamento da musculatura envolvida na respiração, padrões repressivos e limitantes, formando couraças musculares que depois podem evoluir para diversos tipos de doenças psicossomáticas.  Recuperar a liberdade respiratória possibilita restabelecer o contato com o Ser original, com a essência do Ser interior.


Como professor e autor de diversos livros, nenhum ainda traduzido no Brasil, como Pranayama Yoga L'art de respirer;  Dominique tem trabalhado com Pranayamas por 30 anos. Viajando os cinco continentes, embora baseado na Escandinávia, Dominique recebeu sua primeira iniciação no Sri Lanka e, após 6 meses de treinamento, mudou-se para Índia onde estudou com Swami Gitananda, que o reconheceu como um dos seus mais talentosos alunos. Graduou-se na Universidade Vendanta da Índia do Sul e recentemente participou, na Universidade de Oxford , na Inglaterra, de pesquisa sobre a eficiência da respiração junto a pacientes cardíacos. A idéia da investigação é que respiração lenta e profunda, não passando de seis inalações-exalações por minuto, melhora a coordenação dos ritmos cerebrais e cardiovasculares( a freqüência normal de um adulto é de 12 a 15 por minuto).

                                      Dominique Lonchand mestre yogi.

No segundo programa, Dominique vai focar em diversos pranayamas de nível intermediário a avançado assim como kryias, que são técnicas de limpeza ou purificação, como o mandala pranayama. Os mandalas, ou formas arredondadas, representam prana ou força de vida, movendo-se através do corpo. Essa é considerada uma das maiores formas de concentração em Yoga. Já o savitri pranayama, induz a vibração correta e positiva das células, gerando mais saúde contra o câncer, por exemplo. Publico alvo: praticante de Yoga, cantores, artistas, desportistas como mergulhadores e nadadores, pessoas com dificuldades emocionais, de concentração, com casos recentes de câncer, de problemas cardíacos, do sistema nervoso, digestivo e intestinal, sinusite, artrites, dores, enxaquecas, ansiedades, estresse, menopausa, dificuldade de concentração e quem considere a respiração como base fundamental para a saúde, trabalho e para a vida. O valor do workshop é de R$ 116.

SERVIÇO: DharmaYoga:Av Domingos Ferreira,2215, sala 406//Quintessencia:Rua das Creoulas, 294
Regina Perrusi – jornalista/Assessora de Imprensa do DharmaYoga
Tel:. 81/30284290 e 99727030.

regina padma rintchen
ana regina perrusi do amaral