“Divertir para comunicar” é uma máxima do encenador alemão Bertolt Brecht (1898 - 1956) e também da atriz Denise Fraga. “É uma tônica das minhas escolhas teatrais. Acredito no teatro que encanta e seduz o público. Uso o humor e a ironia como ingredientes para levar à reflexão”, diz a atriz.
A peça é do suíço Friedrich Dürrenmatt, a montagem segue a história da personagem Claire Zachanassian, que, após ser escorraçada da cidade de Güllen, volta desejosa de vingança. Ela chega oferecendo a doação de um bilhão para tirar o município da falência. Há uma condição, porém: ganhará o dinheiro quem matar Alfred Krank, o homem por quem foi apaixonada na juventude e que a abandonou grávida por um casamento de interesse.
A situação desperta uma série de questionamentos: O que é fazer justiça? Quem ganha a luta entre ética e dinheiro? Qual o preço de se manter íntegro? “O autor não é nada maniqueista. Não é só uma história de vingança, abre reflexão sobre a noção contemporânea de justiça”, diz a atriz.
A protagonista destaca a atualidade da obra, cujo projeto de encenar remonta à 2013. “Parece sempre que essa peça foi encomendada para hoje. Passei quatro anos querendo montar essa peça e é impressionante como ela é atual, parece pensada para este ano”, aponta. A artista afirma ter visto, fora da ficção, o País mergulhar em questões como as vividas pela cidade de Güllen. “A Visita da Velha Senhora ficou assustadoramente propícia.
Denise divide o palco com Fábio Herford, Maristela Chelala, entre outros. “Vejo como essa peça arrebata e reverbera no público e garanto que o público vai gostar.
Teatro Santa Isabel
Praça da República, 233 - Santo Antônio - Recife.
Info: 81-3355.3323
Quinta-feira, sexta-feira e sábado, dias 7, 8 e 9 de Junho às 20h.
Entradas:
Meia - R$25,00
Inteira - R$50,00
Fotos: Divulgação.