quinta-feira, 14 de março de 2019

OFICINA DE FOTOGRAFIA BORDADA - LAÍS DOMINGUES :: 13/04/2109 :: ARTE PLURAL GALERIA :: RECIFE ANTIGO - BRASIL.


Oficina de Fotografia Bordada com Laís Domingues.

A Oficina tem como objetivo despertar a criatividade através das intervenções com linhas e agulha em imagens fotográficas já captadas e impressas aproximando os alunos de uma atividade manual com grande poder terapêutico.

Como criar e expressar sentimentos que não podem ser fotografados?

A facilitadora e artista visual irá ajudar os participantes a responder essa pergunta com as mãos despertando o imaginário de cada aluno(a) da seguinte forma:

- Contextualizar o bordado na história da humanidade e na América Latina;
- Apresentar Artistas têxteis que trabalham temas de resistência;
- Apresentar artistas Têxteis latino americanos e brasileiros;
Apresentar técnicas para facilitar o desenho no bordado;
- Dialogar sobre a importância das recordações pessoais e da memória fotográfica;
- Estimular o auto conhecimento usando o bordado como ferramenta terapêutica;
- Sensibilizar através de apresentação e dinâmica de grupo;
- Sensibilizar através de vídeos de artistas visuais e têxteis;
- Aula prática de técnicas e pontos de bordado;
- O bordado aplicado no papel fotográfico(técnicas específicas);
- O bordado na fotografia impressa em tecido;
- Roda de conversa sobre a oficina.
Oficina de Fotografia Bordada com Laís Domingues
Dia 13 de abril, 9 às 18h.
Informações: (81) 3424.4431
Inscrições: contato@artepluralgaleria.com.br
Turma com até 15 alunos
Valor: R$ 170,00

---------------------------------------------------

Sobre a facilitadora:

Laís Domingues, é recifense, tem 27 anos, teve o seu primeiro contato com a fotografia profissional em 2011 desde então não deixou de se aproximar das artes visuais. Residiu quase 3 anos em Buenos Aires estudando cinema (Centro Cultural Ricardo Rojas), fotografia e gestão cultural (Universidad de Avellaneda), voltou no final de 2014 para Recife e desde então vem colocando o que aprendeu em prática na sua cidade natal.
Realizou sua primeira exposição individual em 2014 (Epecuén: Retratos de uma ambição) no Edf. PE junto ao Coletivo Sexto Andar. Amante da fotografia analógica e dos processos artesanais, a artista registrou, com filme Redscale e P&B, a "cidade-fantasma" devastada por uma enchente que durou 25 anos.

Atualmente trabalha com fotografia, vídeo e bordado além de fazer parte da equipe de produção e curadoria de exposições e oficinas do ateliê Caverna Lunar, localizado em Recife.
Em meio a esses experimentos descobriu as linhas e o bordado e desde 2015 vem se dedicando ao bordado em fotografia. Participou como fotógrafa e videoasta do Projeto Artesãs Têxteis de Pernambuco da artista e mestranda em artes visuais Clara Nogueira, onde o produto final é o site
www.mulheresquetecempe.com.br.

Laís é a idealizadora do projeto “Bordando o feminino” aprovado no edital do FUNCULTURA da Secult- PE. A primeira edição do projeto consistiu em um intercâmbio cultural de 5 meses com as bordadeiras de Passira(Zona da mata de Pernambuco) onde mestras artesãs ensinaram técnicas tradicionais de bordado para a artista visual e em troca receberam uma assessoria com a estilista Thanina Godinho para criação de uma nova coleção de vestuário que se intitulou "Filhas do Sol".

O resultado desse intercâmbio será a exposição "Para si: Um processo de ser" que abrirá dia 6 de junho do Sesc Casa Amarela junto ao lançamento da coleção "Filhas do Sol" da AMAP(Associação de Mulheres Artesãs de Passira).

Facilitou 12 oficinas de Fotografia Bordada sendo quatro em Recife (Caverna Lunar) e seis em São Paulo (na Casa de Trocas e nos Sesc's Consolação, Pinheiros, 24 de maio e Santos), 1 na Usina de Arte (Usina Santa Terezinha), 1 no Sesc Triunfo e pretende continuar compartilhando esse fazer manual e ancestral aguçando os sentidos e a memória de cada participante através dessa união inesperada entre papel e linha, fotografia e bordado.

Link portfólio online:
https://www.flickr.com/photos/laisdomingues/albums/72157671817475426

Instagram do projeto "Bordando o Feminino":
https://www.instagram.com/bordandoofeminino/

Instagram pessoal:
https://www.instagram.com/laiscdomingues/

Sábado, dia 13 de abril de 2019 das 9h às 18h.

Arte Plural Galeria
Rua da Moeda, 140 - Recife Antigo.




C/O: Arte Plural Galeria
Fotos: Divulgação.