segunda-feira, 19 de novembro de 2018

IVO PITANGUY - ALÉM do BISTURI de MOISÉS WOLFENSON :: NOITE de AUTÓGRAFOS :: 20/11/2018 :: ACADEMIA PERNAMBUCANA de LETRAS :: GRAÇAS - RECIFE - BRASIL.


ALÉM DO BISTURI
Moisés Wolfenson, MD, PhD, cirurgião plástico, escritor, historiador, em Além do Bisturi, com conhecimento e profundidade coloca de forma exemplar sua visão holística que transcende e anseia ver além.
Em seu livro biográfico, Moisés destaca a trajetória de meu pai, Ivo Pitanguy, e sua importância na história da Cirurgia Plástica.
Descreve de forma envolvente seu percurso profissional enfatizando o lado filosófico e humano, engrandecendo dessa forma a história da especialidade no Brasil. Com muita sensibilidade, Moisés reproduz um trecho do livro Aprendendo com a vida; de meu pai.
A experiência adquirida, lidando com pacientes de vários núcleos, latitudes diversas, grupos sociais distintos, me ensinou que o sofrimento é o mesmo, o ser humano é um só. Seu bem-estar, na sua intimidade, não é apenas consequência do sentido da saúde orgânica. É muito o sentido de conviver em paz e tranquilidade com a sua imagem.
Assim como aqui reproduzo uma resposta dada pelo professor Ivo Pitanguy sobre como identificar pacientes com problemas de autoimagem.
Um dos indícios são as pessoas que fazem tudo ao mesmo tempo. Vão ao endocrinologista, fazem dietas, se alimentam mal e vivem com restrições em excesso. Estão dando importância demasiada ao físico. Mas é o espírito que nos governa. É o que temos de mais nobre.
Sinto-me lisonjeada com o convite para participar deste livro de memórias, dedicado ao professor Pitanguy, meu querido pai, infelizmente não mais presente entre nós.



                              Academia Pernambucana de Letras.

Noite de autógrafos
Terça-feira dia 20 de Novembro de 2018 às 18h
Academia Pernambucana de Letras
Av. Rui Barbosa, 1.596 - Graças -  Recife.

Fotos: Divulgação.