sábado, 9 de maio de 2015

VÂNIA BARBOSA - "LAVA" :: 16/05 à 30/06 :: SERGIO GONÇALVES GALERIA :: CENTRO-RIO DE JANEIRO-BRASIL.


Em sua exposição "LAVA", a artista plástica mineira Vânia Barbosa reúne ideias sobre o significado e a interseção entre fogo e terra.

O fogo que arde sobre a vela é a metáfora da fé. Não apenas como crença religiosa, mas no sentido amplo do acreditar. O crer na humanidade, em si mesmo, no futuro, na sua capacidade: a esperança.

Desse modo, assim como a lava, que ao resfriar forma o chão sobre o qual pisamos, a fé nos dá segurança. Em outras palavras, ela é o chão sobre o qual alicerçamos o sentido de nossa existência.

No entanto, enquanto homens, abatemos e subjugamos a terra. A exploramos, retiramos seu ferro, a queimamos. Nos esquecemos de que, com ela, constituímos uma relação de simbiose e que somos frutos de nossos atos. Essa relação destrutiva pode ser interpretada como a descrença existencial do homem em relação a seu contexto.

Os elementos fogo e terra encerram, portanto, o ciclo de criação e destruição, fé e descrença: a fé nos dá o chão para justificar nossa existência. Existimos e, como homens, destruímos nosso chão e perdemos nossa fé.

Por fim, a artista convida os espectadores a comungar com suas idéias, oferecendo uma hóstia, vinda da terra, maculada pelo fogo da fé e consagrada pelo fogo da descrença. Permitindo-o salvar-se de si mesmo, de seu contexto e, portanto, a sua existência.

Texto: Felipe S. Cavatoni Serra - Maio de 2015

Abertura sábado dia 16 de maio das 14 às 18h.
Exposição até o dia 30 de junho de 2015


Sergio Gonçalves Galeria
Rua do Rosário, 38 -  20.041-000 - Centro -Rio de Janeiro
C/O: Sergio Gonçalves
Fotos: Divulgação.