terça-feira, 7 de outubro de 2014

VIAGEM DO REYNO DE NAVARRA À SANTIAGO DE COMPOSTELA :: 04/06/2015 :: ESPANHA.


Viagem à Espanha - 2015

O Peregrino do Caminho de Santiago de Compostela sempre encontra muitas “distrações” durante sua Jornada. A proposta é que sejamos mais do que meros viajantes. Que a partir de uma linguagem cuidadosa, possamos despertar ao Peregrino moderno um novo olhar para os Sinais do Caminho. Os sinais podem se apresentar de várias maneiras, e para que não nos “percamos no labirinto” utilizaremos O Jogo da Oca – jogo labiríntico, utilizado como bússola dos peregrinos do Caminho de Santiago.
Os labirintos sempre exerceram uma estranha fascinação desde a Antiguidade. O Caminho de Santiago de Compostela é um exemplo perfeito de um labirinto, que foi percorrido por milhões de peregrinos e que continua atraindo, ainda hoje, muitas pessoas. Por quê? Talvez porque seja seu sinuoso percorrido uma metáfora da própria vida? Você já caminhou alguma vez por um labirinto? Podemos afirmar que quando se caminha por um labirinto temos a sensação de que o passado e o futuro desaparecem, e se sente intensamente o presente.


Período: de 04 a 15 de Junho de 2015
                                                               Madrid.

1º Dia – Madrid / Pamplona
Chegada ao aeroporto de Madrid. Saída em direção a Pamplona (380 km – aproximadamente 4.30h). Faremos uma parada para o almoço (não incluso). Pamplona é uma simpática cidade cercada de parques, monumentos históricos, museus, igrejas e conta com um dos seus principais pontos turísticos, o Casco Antigo (cidade antiga). Sentiremo-nos em um cenário de filme com ruas estreitas, construções antigas, com ótimos bares, restaurantes, lojas, e comércios em geral. É no casco antigo onde ocorre tradicionalmente o Encierro (corrida de touros), e muito próximo a este, encontra-se uma das mais famosas arenas de touro da Espanha (Plaza de Toros). Chegada ao hotel, acomodação. Pela tarde faremos um passeio panorâmico pela parte moderna da cidade: parques, jardins, universidades. Iniciaremos uma caminhada no centro da cidade andando pelo centro antigo, intercalando com os pontos interessantes do Caminho de Santiago dentro de Pamplona e os locais frequentados pelo famoso escritor norte americano, e Nobel de literatura, Ernest Hemingway. À noite teremos um delicioso jantar de boas vindas no hotel!

                                                            Pamplona.

2º dia– Pamplona - Roncesvalles
Após café da manhã, saída com destino a Roncesvalles. A histórica derrota de Carlo Magno e o Caminho de Santiago fizeram Roncesvalles uma cidade memorável, local de peregrinos, dona de muitas lendas e encontro de muitas culturas. Visita ao monumental conjunto do Convento Orreaga/Roncesvalles, parada para almoço tradicional em um restaurante da região e regresso a Pamplona. Retorno ao hotel. À noite, Helena Gerenstadt apresentará o Jogo da Oca e o Labirinto. Nesta vivência, serão apresentadas a origem, a história e significado deste símbolo. Um trabalho que se apresenta como uma profunda ferramenta de autoconhecimento e que envolve os arquétipos dos Arcanos Maiores do Tarô, Numerologia e resgata os aspectos da simbologia templária. O labirinto não é somente um tipo de mandala sobre a qual podemos meditar. É um símbolo que pode nos conduzir às profundezas de nosso inconsciente, abrindo caminho para verdades cósmicas.

                                                              Roncesvalles.

3º dia – Pamplona – Início do caminho
Café da manhã no hotel. Visitaremos hoje uma parte do Caminho de Santiago dentro de Navarra. Passaremos pela Cizur Menor, Eunate e Ponte de La Reina. Visitaremos o Monastério de Irache, próximo de Estella, onde se destaca o templo românico iniciado no século XII e um grande edifício herreriano do Século XVII. Visitaremos também as Bodegas Irache, situadas junto ao Monastério, para degustação dos magníficos vinhos da D.O. Navarra. Almoço em um restaurante local (não incluso) e a tarde será livre para visitar Estella-Lizarra, cidade com muitos edifícios de interesse, como o Palácio dos Reis de Navarra, a Igreja de São Pedro de La Rua, Casa Frei Diego de Estella, a Igreja de São Miguel e a Basílica de Nossa Senhora de Puy. Retorno a Pamplona, jantar e retorno ao hotel. Durante o jantar haverá uma vivência com Tarô que permitirá o entendimento de como será o início dessa bela jornada!

                                                                  Soria.

4º dia – De Pamplona a Soria – (250 km)
Hoje sairemos cedo para o Sul de Navarra, para visitar o Monastério de La Oliva e assistir a uma missa cantada por monges cistersenses. Passaremos pelo Parque Natural de Las Bardenas Reales, declarado Reserva da Biosfera pela Unesco. Durante este passeio no parque, faremos paradas nos lugares mais interessantes da Bardena Branca. A última parada será no Monumento Natural – símbolo das Bardenas (Castildeterra). Seguiremos para Tudela, cidade fundada pelos árabes no século IX. Durante 400 anos conviveram em Tudela árabes, cristãos e judeus. Faremos uma passagem pela cidade, observando numerosos vestígios deste rico passado cultural. Almoço em restaurante local (não incluído), para provar os frutos da Ribera del Ebro, como alcachofras, aspargos, espinafre e outros. Depois do almoço seguiremos para Soria.
Chegada a Soria e passeio panorâmico pela Curva do Rio Duero, cantado por Machado e Gerardo Diego. Visita à Eremita de São Saturio, patrono de Soria e o Monastério românico de São João de Duero. Posteriormente visitaremos a pé o centro da cidade de Soria, conhecendo o estilo românico de Santo Domingo e São João de Rabanera, os Palácios de Calle Aduana Vieja e dos Condes de Gomara, passando pelas ruas do Collado e Plaza Mayor.
Chegada ao hotel e acomodação. Jantar no hotel. Faremos uma expressão das sensações e despertar dos sinais com o grupo.

                                                          Burgos.

5º dia – De Soria a Burgos (180 km)
Café da Manhã no hotel. Saída para visitar o parque Natural do Canion do Rio Lobos, considerado como uma das paisagens mais belas de Espanha. Trata-se de um profundo canion formado pela erosão da corrente do Rio Lobos sobre as pedras. Visitaremos a Eremita Templaria de São Bartolomeu, do século XIII. Seguiremos nosso Caminho até Burgos, passando por Santo Domingo de Silos, onde poderemos visitar o monastério beneditino do século XII. Almoço em São Francisco de Silos. Após chegada em Burgos teremos tempo livre para relaxar. Acomodação no hotel em Burgos.

6º dia – Burgos – a descoberta
Após café da manhã, visitaremos a cidade de Burgos iniciando com a Catedral onde teremos a oportunidade de assistir a missa cantada das 10.00hr. Continuaremos com o Real Monastério de lãs Huelgas passando pelas ruas carregadas de história, declaradas Patrimônio Mundial pela Unesco. Conheceremos os produtos típicos castelhanos, através de uma rota de “tapas” (petiscos típicos espanhóis) dos melhores bares de Burgos, situados nas imediações da Catedral. Pela tarde poderemos visitar a Cartuja de Miraflores ou o Museu da Evolução Humana, onde se explicam e se mostram achados arqueológicos de Atapuerca. Retorno ao hotel e jantar. Neste dia faremos a Vivência do Caminho do Mago ao Ermitão, associando ao Caminho de Vida. Através dessa vivência, despertaremos nossos insights e sensações para a descoberta interior de nossas forças movidas pelas vibrações. A proposta é revelar a você suas qualidades e potencialidades que estão ocultas, aguardando para serem despertas, mas também o auxiliar a livrar-se das amarras e dos bloqueios que impedem seu crescimento e felicidade.

                                                   Burgos - Cathedral.

7º dia – De Burgos a León
Café da manhã no hotel. Sairemos em direção a León, percorrendo novamente parte do Caminho de Santiago, passando por Palencia e fazendo uma parada em Fromista, onde visitaremos a Igreja de San Martin, perfeito exemplo de igreja românica do Século XI. Passaremos por Carrión de los Condes, povoado de ampla história medieval, sendo sede de Concílios, Corte de Reis, local do Marques de Santillana. Chegaremos a Leon para o almoço (incluso). León é uma das mais agradáveis cidades da Espanha central. É também um animado ponto de encontro de peregrinos, já que se trata de uma das últimas cidades da comunidade autônoma de Castilla y León por onde passa a principal rota do Caminho de Santiago antes de chegar a Galícia. Acomodação no hotel. Pela tarde, percorremos as ruas do centro de León, Praça de Santo Domingo, Gran Vía de San Marcos, Praça da Imaculada, Glorieta de Guzman e Avenida de Ordoño II, além do Auditório ou Museu de Arte Contemporânea, cujo edifício recebeu premio Mies Van der Rohe de arquitetura contemporânea. Noite livre.

                                                                       Leon.

8º dia – León
Hoje teremos mais um dia especial! Faremos uma visita em São Marcos, antigo monastério e hospital de peregrinos e hoje um Parador Nacional com uma bela fachada pitoresca. Percurso a pé pelo centro, onde se encontra a Casa Botines, obra do arquiteto catalão Antonio Gaudi, o Palácio Renascentista de los Guzmanes. A Basílica de São Isidoro e seu Panteão de Reis, considerada a capela Sistina da Arte Românica. Na Catedral, contemplaremos e teremos explicações sobre os famosos vitrais medievais – uma autentica lição para compreender o pensamento do homem durante a Idade Média. Almoço de “tapas” no Bairro Húmedo (não incluído) Tarde livre para compras, passear pelas ruas onde passa o Caminho de Santiago. Retorno e jantar no hotel. Nesta noite, teremos uma experiência com os arquétipos do Tarô com Helena Gerenstadt.

                                          Santiago de Compostela - Catedral.

9º dia – De León a Santiago de Compostela (340 km)
Café da manhã no hotel. Saída em direção à esperada Santiago de Compostela. Cidade mística que trata da lendária descoberta dos despojos do apóstolo. É uma cidade bem movimentada, por conta dos muitos visitantes. Tudo gira em torno da Praça do Obradoiro, verdadeira clareira entre duas ruelas do centro histórico e onde se concentra as três principais construções da cidade: A Catedral de Santiago, o Palácio do Ayuntamento e o antigo Hospital de Los Reyes Católicos, um hospital de peregrinos, hoje convertido num suntuoso hotel de luxo mantido pelo governo espanhol. Almoço em restaurante local em Santiago de Compostela. Acomodação no hotel. Tempo livre até o jantar. Neste dia faremos novamente a Vivência do Jogo da Oca para consolidar todo o nosso trabalho iniciado na viagem.

                                         Santiago de Compostela.

10º dia – Santiago de Compostela
Hoje conheceremos um pouco da história de Santiago de Compostela. Faremos uma visita ao centro antigo, à Catedral e seu entorno: Praça do Obradoiro, Praça da Quintana, Praça de Praterias, Praça da Azabacheria. Teremos uma visita ao interior da Catedral e Museu. Construída no século XI, a Catedral de Santiago é a última parada na Viagem dos Peregrinos. É uma obra no estilo românico, onde numerosos estilos arquitetônicos se convergem. O pórtico La Gloria é a entrada principal e foi criado pelo Maestro Mateo em 1188. A fachada do Obradoiro da Catedral é a obra de Fernando de Casas e Novoa, e está considerada como uma das expressões supremas do barroco espanhol. Almoço em restaurante local (não incluído). Pela tarde visitaremos o Monte do Gozo e teremos tempo livre para passear pelas principais ruas da cidade antiga: Rua do Vilar, Rua do Franco e Rua Nova, admirando palácios, igrejas e casas da cidade. À noite teremos um delicioso jantar de comemoração em um restaurante típico local. Teremos a oportunidade de apresentarmos nossas percepções e descobertas do caminho e experiência! Retorno ao hotel.

                                                            Madrid.

11º dia – Santiago de Compostela / Madrid / São Paulo
Hoje nos despediremos de Santiago de Compostela. Café da manhã no hotel. No horário combinado, traslado ao aeroporto de Santiago de Compostela. Embarque com destino a cidade de Origem.
Até a próxima!

HOTEIS
Pamplona – Hotel Maisonnave (4 estrelas)
Soria – Hotel Ciudad de Soria (4 estrelas)
Burgos – Hotel Fernán Gonzalez (4 estrelas)
Leon - Hotel Eurostars León (4 estrelas)
Santiago de Compostela – Hotel Hesperia Peregrino (4 estrelas)

************************************************************
Preço por pessoa em Euro – PARTE TERRESTRE
Acomodação dupla – EUR 2.490,00
Acomodação Individual – EUR 2.885,00
* Valores válidos para um mínimo de 20 pessoas
************************************************************
Aéreo previsto:
IBERIA
1. IB 6824 B 04 junho - Guarulhos / Madri - Saída – 16:55 Chegada #06:55
2. IB 3877 B 15 Junho - Santiago de Compostela / Madri - Saída - 09:15 Chegada 10:25
3. IB 6821 B 15 Junho - Madri / Guarulhos - Saída – 12:15 Chegada: 18:05
Valores a partir de USD 1.724,00 + USD 80,00

TAM
1. JJ 8064 E 04JUN Guarulhos / Madri - Saída 22:50 Chegada #14:15
2. IB 3879 T 15JUN Santiago de Compostela / Madri - Saída 17:40 Chegada 18:50
3. JJ 8065 M 15JUN Madri / Guarulhos - Saída 23:35 Chegada #05:30
Valores a partir de USD 1.783,00 + USD 184,00
Formas de Pagamento:

Cheques
Em até 8 vezes sem juros no cheque pré-datado. (Entrada – depósito Bancário + 7 cheques). Não aceitamos cheques de terceiros ou de pessoa jurídica;

Cartão
Visa, Mastercard e Diners - 30% de entrada e saldo restante em até 5 vezes nos cartões: VISA, MASTER ou DINNERS
Pagamento a Vista com 3% de desconto. (Somente para pagamento em dinheiro ou cheque a vista)

Inclui:
Acomodação em hotel com café da manhã nas cidades indicadas;
Todos os menus de almoço e jantar descrito no itinerário incluindo uma bebida por pessoa, água e café;
Guia acompanhante em português;
Visitas guiadas aos locais e monumentos descritos com entrada incluída;
Vivências realizadas pela facilitadora Helena Gerenstadt;
Seguro viagem Embassy;
Assessoria de embarque no aeroporto de Guarulhos;
Brinde exclusivo Freeway.

Não Inclui:
- Passeios opcionais
- Comidas não especificadas no itinerário
- Gastos pessoais e gorjetas

Alteração nas datas ou em número de participantes os valores sofrem alteração.
Lugares sujeitos à disponibilidade.
Os preços mencionados estão sujeitos a alteração sem prévio aviso.
Somente a emissão do aéreo garante a tarifa.

A Anfitriã:
Helena Gerenstadt é historiadora, pesquisadora, atua como terapeuta holística com a Numerologia e o Tarot. Publicou os livros: Avalon e o Graal e outros Mistérios Arturianos da Editora Madras, Cuidados Naturais para a Beleza e a Saúde da Editora Best Sellers e O Jogo Iniciático da Oca, jogo da provêm da Idade Média, repleto de simbologia templária. Já residiu em Israel, em Espanha, onde iniciou seus estudos de História. A experiência adquirida em estudos e cursos deu-lhe o embasamento prático para enriquecer seus cursos, matérias para revistas e palestras. Já conduziu grupos para as seguintes viagens: Paris e Catedral de Chartres para a vivencia do Labirinto; Egito; Londres/Stonehenge/Glastonbury; Turquia e Peru, sempre com o intuito de sentir o poder dos locais sagrados e repletos de poder e energia.

                                                    Helena Gerenstadt.

Dicas Free
Espanha
A Espanha conta com nada menos que 13 cidades Patrimônio da Humanidade. A enorme riqueza paisagista, cultural e monumental da Espanha a convertem em um dos mais belos países do mundo. Prova disso é que é o país do mundo que conta com mais locais declarados Patrimônio da Humanidade, graças principalmente à sua rica história, ampla variedade cultural e riqueza das suas paisagens.
Em particular, a UNESCO reconhece treze cidades espanholas como Patrimônio da Humanidade. Todo um privilégio de que gozam: Ávila, Cáceres, Córdoba, Cuenca, Mérida, Salamanca, Segóvia, Tarragona, Toledo e Santiago de Compostela, e, mais recentemente, Alcalá de Henares, Ibiza e San Cristóbal de La Laguna.

Moeda: Euro
Fuso Horário: +1 UTC (quatro horas afrente do horário de Brasília, porém durante nossa viagem, a Espanha estará em horário de verão, logo, estará cinco horas afrente do horário de Brasília).
Documentação:
Passaporte válido por ao menos mais seis meses.
Brasileiros estão isentos de visto de turismo/negócios para a Espanha, para permanência de até 90 dias;
Dica: Faça uma fotocópia (scaner) dos seus documentos (carteira de identidade, título de eleitor, certificado de alistamento militar, certidão de nascimento ou casamento etc), deixe no seu e-mail ou em um pen drive. Eles serão necessários para tirar novo passaporte no exterior em caso de extravio do anterior.
Vacinação
Para viajar à Espanha não precisa se vacinar contra nenhuma enfermidade. Como em qualquer lugar do mundo, é recomendado ter atualizada a vacina antitetânica, caso pretenda estar em contato com a natureza e o meio rural, bem como estar com a carteira oficial de vacinação em dia.
Eletricidade: 220 volts e 50 Hz e tomadas elétricas tipo C e F de padrão europeu com dois pinos.
Quando é Ano Santo?
Os Anos Santos produzem-se com uma aparente irregularidade, separados por intervalos de seis, cinco, seis e onze anos. Os últimos Anos Santos do século XX foram em 1993 e 1999. Os primeiros do século XXI são 2004, 2010 e 2021.
O que levar e o que vestir?
Pelo fato de nosso roteiro oferecer uma viagem contemplativa, não há restrições quanto às roupas, equipamentos e pertences, mas lembre-se que não se deve carregar mais do que 10% do peso corporal e que em junho é verão, visto que, as temperaturas variam entre 23° e 28°C e as mínimas entre 13° e 16°C, chove pouco e a luz do dia dura até às 21hs; logo, Aconselhamos roupas confortáveis como bermudas, camisetas de manga curta com folga e também de manga longa para uma suposta esfriada ao cair da noite e nesta época não há a necessidade de agasalhos pesados, ainda que seja bom levar algo mais leve por precaução. Para as caminhas, use de preferência, um tênis com aderência e conforto para aproveitar a experiência ao máximo, sem imprevistos de dores ou cansaço. Óculos escuros também são bem-vindos na lista de assessório, pois o sol irradia com intensidade durante todo o dia e com o uso do vulgo, enxerga-se melhor as lindas paisagens do destino. Recomendamos levar um tipo de repelente em spray.
Qual o nível de dificuldade física da viagem?
As férias locais são nos meses de julho e de agosto, logo, o caminho de Santiago de Compostela se torna menos lotado durante nosso roteiro e isso facilita muito, e, como já citado, o roteiro é contemplativo, sem longas caminhas, o que deixa a viagem muio confortável e com baixo nível de dificuldade física.
Como pagamos as coisas?
Há muitos bancos durante todo o percurso a ser feito, principalmente nos maiores povoados e, o Travel Money é aceito na maioria dos estabelecimentos comerciais pelo alto índice turístico do destino. Porém, aconselha-se que o viajante ande sempre com uma quantia razoável de euros para eventuais gastos e que evite trocar pequenas quantias, pois existe uma "comissão mínima" que os bancos cobram, nesse caso, o viajante verá que a referida comissão será percentualmente alta para esse valor. Não se esqueça de guardar o seguro contra roubo ou extravio em local separado dos cheques, dos cartões ou dos euros.
Como fazer e receber ligações?
Para ligar para o Brasil da Espanha, usa-se o prefixo 900-99-00-55;
Para ligar para a Espanha, varia-se de acordo com código de cada cidade, como por exemplo: 00 + Código da operadora + DDI (Espanha) 34 + Código da cidade (Santiago de Compostela) 981 + Nº do telefone
Madrid: 91
Sória: 97
Burgos: 94
León 98

FREEWAY VIAGENS - Rua Agata, 74 - Aclimação - São Paulo.
Tel: +55-11-5088.0999

http://www.freewayviagens.tur.br/viagem-para-navarra