quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

EXPOSIÇÕES de EFRAIN ALMEIDA+MARCOS BONISSON+COLETIVA::ARTUR FIDALGO GALERIA::23/01 à 13/02::COPACABANA-RIO DE JANEIRO-BRASIL.


Na primeira exposição do ano, Artur Fidalgo celebra o nascimento e a criação. Enquanto Efrain Almeida ocupa o Armazém Fidalgo com um beija-flor ainda no ninho, na sala principal da galeria uma mostra reúne a produção de 24 artistas com curadoria de Brígida Baltar, Efrain Almeida e Marcelo Campos. À Primeira Vista apresenta uma seleção de pinturas, vídeos, gravuras e esculturas de artistas do programa de Portfólio do Parque Lage.
Na noite de abertura, Marcos Bonisson lança edição especial do catálogo da exposição "Pulsar", que ficou em cartaz no MAM/RJ no último trimestre do ano passado.

À primeira vista | Exposição coletiva
Um encontro de 24 artistas com curadoria de Brígida Baltar, Efrain Almeida e Marcelo Campos. A brisa tira o véu de algumas das obras criadas durante o programa Portfolio, da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, ao longo de um ano e meio. "Os artistas nos fornecem a sensação de quebra ampla e irrestrita das hierarquias entre alta e baixa materialidade", comenta Marcelo Campos. Os trabalhos dialogam entre si e trazem temas da contemporaneidade com citações da história da arte. Nesta primeira mostra comercial, cada artista tem também como proposta se auto precificar.

A primeira paisagem | Efrain Almeida
Um pássaro recém-nascido é revelado à primeira luz, à primeira paisagem. Esculpido em Umburana, madeira espinhosa da caatinga e, por isso, cheia de nós, o pequeno beija-flor está em seu ninho. Agarrado ao ninho ou prisioneiro dele, está à espera. Incapacitado de voar, permanece camuflado no cenário-paisagem composto todo em tom de pele. A ave tenta respirar. Quem pode ver/sentir, se emociona. É o encantamento com a delicadeza da vida que precisa de coragem para percorrer tantas possibilidades alinhadas no horizonte. A fragilidade do filhote, poeticamente, abre a cena para os artistas que se apresentam pela primeira vez na sala principal da galeria.

Pulsar, edição especial | Marcos Bonisson:


Na noite de abertura, Marcos Bonisson lança uma edição especial de 100 exemplares do catálogo da exposição Pulsar, pela editora Binóculo. Assinada e numerada pelo artista, a capa do livro traz um quadrado em acrílico do tamanho de uma polaroide. Em uma das salas da galeria, Marcos Bonisson também expõe a série "Polagens" (2001-2013), com colagens de polaroides sobre polaroides, dispostas em caixas de acrílico de 21x21cm.

texto: Patrícia Kalil

À primeira vista | A primeira paisagem | Pulsar, edição especial

Abertura: 23 de janeiro, às 19h
Período: 23 de janeiro a 13 de fevereiro de 2014
Horário: de segunda a sexta, das 10h às 19h

Artur Fidalgo Galeria
Rua Siqueira Campos, 143, 2º andar, lojas 138/147/150
Copacabana – Rio de Janeiro, RJ Brasil
Tel: +55 21 2549 6278 Website: arturfidalgo.com.br

C/o: Cynthia Tostes Vinhaes Fidalgo, Artur Fidalgo, Rafael Leal, Iramar Carlier, Marcos Bonisson, Efrain Almeida e Patrícia Kalil.