Arbusto de origem mediterrânea muito conhecido pelo delicioso aroma que empresta à vários pratos, o alecrim também tem outros usos fora da cozinha.
Além de fornecer um óleo aromático com propriedades medicinais, a erva também pode ser utilizada para o preparo de um chá rico em benefícios à saúde.
Antes confinadas à crença popular, as propriedades do chá de alecrim vêm sendo testadas uma a uma pela ciência, e os resultados não poderiam ser mais promissores. Pesquisadores já puderam comprovar benefícios do chá de alecrim para melhorar a atividade cerebral e atenuar alguns dos males digestivos, entre muitos outros. Continue acompanhando para saber os demais usos da bebida de sabor levemente adstringente.
Graças às suas propriedades, o alecrim era considerado sagrado pelos gregos, romanos, egípcios e hebreus, que utilizavam a planta para afecções de pele, problemas de memória, infecções, má digestão e até mesmo para estimular a circulação.
Quando utilizado na forma de chá, o alecrim serve também para fortalecer o sistema imunológico, melhorar as funções do fígado e dos rins, reduzir os danos causados pelos radicais livres e prevenir determinados tipos de câncer.
O chá de alecrim tem propriedades antissépticas, antiespasmódicas, estimulantes, expectorantes, diuréticas, descongestionantes, e pode também ser utilizado como relaxante muscular.
Os principais benefícios do chá de alecrim estão diretamente associados à presença de compostos ativos na planta, sendo os principais: borneol, cânfora, pineno, cineol e mirceno.
Embora estes compostos estejam presentes em maior concentração nas folhas, a infusão é capaz de mantê-los quase que intactos. Assim, o chá de alecrim traz quase que os mesmos benefícios do alecrim in natura.
Conheça dez boas razões para você incluir o chá de alecrim no seu dia a dia:
1 - Melhora muito a memória.
Se faz apenas alguns anos que os pesquisadores conseguiram encontrar evidência dos benefícios do chá de alecrim para a memória, esta propriedade da erva já era conhecida há muitos anos até mesmo por William Shakespeare.Em Hamlet, a peça mais famosa do dramaturgo inglês, a personagem Ofélia mostra um ramo de alecrim ao irmão, Laertes, e diz que é para “lembrança”. Voltando aos dias atuais, cientistas publicaram um estudo na Therapeutic Advances in Psychopharmacology que parece corroborar a visão de Shakespeare. Na pesquisa, foi avaliada a relação entre a concentração de um dos principais compostos do alecrim no sangue à melhora na função cognitiva.
De acordo com os autores do estudo, participantes que apresentavam concentrações mais elevadas de 1,8 cineol na circulação sanguínea obtinham melhores resultados em testes que avaliavam a precisão e a velocidade em determinadas tarefas mentais.
Classificado como um terpeno (molécula orgânica lipossolúvel), o 1,8 cineol é encontrado em muitas outras plantas aromáticas, como eucalipto, louro e sálvia. Inúmeros estudos demonstram que o composto têm a capacidade de inibir as enzimas acetilcolinesterase e butirilcolinesterase, que atuam na degradação da acetilcolina.
Isso significa que, ao tomar chá de alecrim, há um aumento na concentração da substância no cérebro. Importante neurotransmissor, a acetilcolina está associada às tarefas de aprendizado e, principalmente, memorização.
Além de melhorar o foco e a capacidade de concentração, essa propriedade do alecrim também ajuda a prevenir o declínio cognitivo relacionado ao envelhecimento. Pessoas com dificuldade de memorização e portadores de doenças degenerativas como o Alzheimer e a demência também podem usufruir destes benefícios do chá de alecrim.
Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Medicinal Food, mesmo pequenas concentrações de alecrim foram suficientes para promover uma melhora na memória de idosos.
Independentemente da idade, no entanto, o importante é não se esquecer do principal: chá de alecrim melhora a memória.
2. Alecrim é antibactericida
Os fitoquímicos do chá de alecrim exibem propriedades anti-inflamatórias, antivirais e antibacterianas. Isso significa que tomar o chá é uma maneira bastante prática e eficaz de melhorar as linhas de defesa do organismo.
E como o alecrim fortalece o sistema imunológico?
Os antioxidantes da planta formam uma espécie de escudo secundário à resposta imune principal. Assim, caso um agente causador de doenças consiga passar desapercebido pelas células de defesa, os fitoquímicos do alecrim – como os ácidos rosmarínico, cafeico, betulínico e o carnosol – fazem o bloqueio do agressor.
Pesquisas com animais sugerem que a planta pode de fato eliminar diferentes tipos de bactérias altamente nocivas ao organismo, como a H.pylori, que está associada à úlcera estomacal.
O chá de alecrim pode ainda inibir a proliferação de patógenos de origem alimentar, como Listeria monocytogenes (bactéria associada à meningite), Staphylococcus aureus e Bacillus cereus.
A erva também é particularmente eficaz contra infecções fúngicas, como por exemplo a candidíase.
3 - Tem função antioxidante
Esse é um dos benefícios do chá de alecrim que tem inúmeras implicações pelo organismo. Ao bloquear a atividade oxidante dos radicais livres sobre as células saudáveis do corpo, os compostos antioxidantes do alecrim ajudam a proteger os neurônios contra danos degenerativos que podem causar, como vimos acima, doenças como mal o Alzheimer.
Um estudo publicado no Journal of Neurochemistry revelou que o alecrim contém ácido carnósico, um composto fenólico que dificulta a ação dos compostos oxidantes nas células cerebrais. Assim, o chá de alecrim previne a neurodegeneração – a perda da estrutura ou do funcionamento – e ajuda a manter o bom funcionamento cerebral.
Mas não são apenas os neurônios que são protegidos pelo potencial antioxidante do chá de alecrim: virtualmente todas as células do corpo se beneficiam dessa propriedade, uma vez que o alecrim melhora a circulação.
Isso significa que os compostos ativos do alecrim viajam por toda a circulação, reduzindo a atividade dos radicais livres que causam o envelhecimento precoce (da pele e do organismo como um todo) e aumentam o risco de uma série de doenças.
4. Melhore sua digestão
Muitas receitas à base de carne – sobretudo suína – listam o alecrim como um de seus ingredientes. E quando analisamos as propriedades do alecrim, fica fácil entender o porquê.
Além do aroma incomparável que confere aos pratos, a erva combate a dispepsia – também conhecida como aquela famosa sensação de estômago pesado logo após as refeições.
Na Europa, o alecrim e seus derivados estão aprovados pelas agências reguladoras para uso no tratamento dos sintomas mais comuns da má digestão, como dor de estômago, gases, azia, queimação e sensação de empachamento.
5. Para tratar eczema
Além dos benefícios do chá de alecrim para a saúde interna do organismo, é possível utilizar a infusão para tratar a pele. De acordo com Phyllis A. Balch, autora de um livro sobre ervas medicinais, a aplicação de chá de alecrim sobre a área afetada pelo eczema melhora os principais sintomas da condição.
Para a especialista, a aplicação do chá de duas a três vezes ao dia melhora o fluxo de sangue para a área afetada. Assim, a mistura reduz a inflamação, vermelhidão e a coceira, ao mesmo tempo em que impede a formação de crostas características do eczema.
6. Ajuda na prevenção do câncer.
Diversos estudos publicados nos últimos anos têm demonstrado uma relação entre os óleos essenciais do alecrim e uma redução no desenvolvimento de determinados tipos de câncer.
Em uma dessas pesquisas, realizada na Rutgers University nos Estados, cientistas aplicaram óleo de alecrim sobre a pele de animais de laboratório. Quando comparados aos animais do grupo controle, aqueles que receberam a aplicação contendo alecrim apresentavam um risco 50% menor de desenvolver câncer.
Outros estudos liderados pela mesma equipe de pesquisa encontraram evidências de que o consumo de alecrim reduz a incidência dos cânceres de mama e de pulmão em animais.
Segundo o Dr. Chi-Tang Ho, principal autor dos estudos, o alecrim inibe o desenvolvimento e também o crescimento dos tumores cancerígenos. Suas pesquisas têm demonstrado consistentemente que a erva reduz pela metade a incidência de câncer.
Para melhores resultados, combine o chá de alecrim com uma dieta rica em frutas e verduras orgânicas, que fornecem compostos antioxidantes que também atuam na prevenção dos danos causados pelos radicais livres.
7. Melhora a circulação
O chá de alecrim atua diretamente no fluxo sanguíneo, baixando a pressão arterial e aumentando a oferta de nutrientes para as células.
Como aumenta a produção de hemácias, o chá ajuda a melhorar a oxigenação para os músculos e outras regiões do corpo.
Assim, os benefícios do chá de alecrim favorecem não apenas o desempenho esportivo (e a regeneração dos músculos no pós-treino), como também estimulam o metabolismo, otimizando o envio de nutrientes para todas as células que precisam de reparos.
É importante também lembrar que, como aumenta a circulação, o chá de alecrim estimula o envio de compostos anti-inflamatórios para todo o organismo. Como resultado, há uma redução das dores causadas pelas doenças reumáticas (como a artrite) e até mesmo alívio para o desconforto provocado pelas lesões esportivas.
8. Tratamento natural para o couro cabeludo
O óleo de alecrim é amplamente utilizado na prevenção da caspa e da alopecia, a perda parcial ou total de pelos ou cabelos. De acordo com as informações de um estudo publicado no Journal of the Medical Association Dermatology (JAMA Dermatology), o mesmo benefício pode ser obtido com o uso de chá de alecrim no couro cabeludo.
Dica de uso: faça uma infusão de com 30 gramas de folhas de alecrim desidratadas e um litro de água. Deixe a mistura descansar de uma dia para o outro e então utilize-a para enxaguar os cabelos após o uso do shampoo.
9. Reduz o estresse e melhora o humor.
De acordo com o Medical Center da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, o chá de alecrim tem propriedades calmantes e relaxantes. Um estudo demonstrou que o alecrim pode reduzir a secreção de cortisol, o hormônio relacionado ao estresse.
Assim, tomar uma ou duas xícaras do chá durante o dia ajuda a reduzir a ansiedade e pode também melhorar o humor. Esses benefícios do chá de alecrim, aliás, também são acentuado pela ação da erva sobre o fígado.
O alecrim melhora as funções do fígado e tonifica o órgão, favorecendo a eliminação de toxinas. E estando o fígado historicamente associado ao humor, seu bom funcionamento acarretado pelo consumo do chá atua diretamente sobre o bem estar.
10. Protege a visão
Um estudo publicado no periódico científico Investigative Ophthalmology & Visual Science revelou que o ácido carnósico – que como já vimos é um dos principais compostos ativos do alecrim – pode melhorar de maneira bastante significativa a saúde ocular.
Para o Dr. Stuart A. Lipton, um dos autores da pesquisa, essa propriedade do alecrim (que também pode ser obtida através do consumo do chá preparado com a erva) tem implicações clínicas diretas.
Ou seja, a ingestão do chá de alecrim pode prevenir e tratar doenças que afetam a retina, como por exemplo a degeneração macular (condição relacionada à idade que resulta em uma perda de visão no centro do campo visual).
1 - É importante ressaltar que os benefícios do chá de alecrim que listamos acima só podem ser obtidos com o consumo frequente da planta. Tomar a bebida apenas uma ou duas vezes na semana não irá trazer os mesmos resultados;
2 - Duas ou três xícaras ao dia já são mais do que suficientes para obter todos os benefícios do chá de alecrim;
3 - Sempre que possível, prefira utilizar ramos frescos de alecrim para fazer o chá, uma vez que esta forma da erva preserva melhor os odores e as propriedades do alecrim;
4 - Veja como preparar o chá de alecrim: aqueça o equivalente a duas xícaras de água quente e desligue o fogo assim que iniciar a fervura. Acrescente duas colheres de folhas de alecrim e deixe abafar por 10 minutos. Coe e tome sem açúcar;
5 - Se quiser potencializar as propriedades calmantes do chá de alecrim, junte ao preparo da bebida algumas gotas de limão e uma colher de chá de mel;
6 - Caso seu objetivo seja combater as inflamações e reduzir as medidas, combine o alecrim com algumas raspas de gengibre. Termogênica, a mistura acelera o metabolismo e pode ser uma aliada da perda de peso;
7 - Em excesso, o alecrim aumenta o fluxo menstrual e pode até mesmo atuar como um abortivo. Gestantes, pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes e hipertensos devem evitar o uso diário do chá de alecrim;
8 - Se estiver fazendo uso de algum medicamento, converse com seu médico antes de começar a tomar o chá de alecrim regularmente.
Para fazer o chá de alecrim é muito fácil, basta selecionar os ingredientes:
1 litro de água, 1 colher (sopa) das folhas do alecrim;
Ferva a água, desligue o fogo, coloque as folhas e abafe;
Após esfriar, coe e beba.
O ideal é tomar pelo menos 3 xícaras de chá por dia, após as refeições.
Fotos: Divulgação.