quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ROBERTO PLOEG::GALERIA MARIANA MOURA:29/09/2011 :: RECIFE - BRASIL.


































Dia 29 de setembro teremos a abertura da exposição de um artista fabuloso, o holandes que mora em Olinda à muitos anos, ROBERTO PLOEG, sou fã do trabalho que vai do modernista ao contemporâneo.  "CAPTURADOS, RETRATOS DE 25 ARTISTAS PERNAMBUCANOS" na GALERIA MARIANA MOURA em Boa Viagem, promete ser uma confraternização dos artistas retratados.
De certa maneira esta série de pinturas é uma continuação daquela exposição na Dumaresq, "Ecce Homo", de 4 anos atrás.                                                                                                                                           O conjunto desses retratos, que guardam uma tensão entre esconder-se e revelar-se ao espectador, que, por sinal, é curioso, pois muitas vezes conhece a obra mas não conhece o artista. Creio que conhecendo a biografia se faz uma exegese mais apurada da obra!

O catálogo, que está lindo, com design gráfico de Marly Queiroz e ótima impressão da CEPE-Companhia Editora de Pernambuco, será distribuido na vernissage.

A exposição tem o apoio da Embaixada dos Países Baixos, que comemora este ano 100 anos de imigração holandesa no Brasil. É o "ANO DA HOLANDA NO BRASIL". www.anodaholandanobrasil.com.br

Os Pernambucanos sempre fazem um tributo aos pintores que vieram com Maurício de Nassau, Post e Eckhout, desta vez é um holandês que presta um tributo aos pintores pernambucanos. Como diz JOSÉ CLAUDIO no seu artigo na REVISTA CONTINENTE. "Ploeg realizou uma série de quadros que é um hino à arte de Pernambuco".

 
                             Retrato de Mariane Peretti.

                             Gil Vicente, retratado por Roberto Ploeg.

                             O mestre Reynaldo Fonseca, pela ótica de Ploeg.

                                                           www.ploeg.com.br